Objetivo da nova Área de Proteção Ambiental é promover a recuperação, conservação e proteção de remanescente de manguezal na Enseada, Costa Norte de São Sebastião.
Julho é o mês destinado para conscientização sobre os manguezais, importante ecossistema diretamente associado às margens de baías, barras, enseadas, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, locais que ocorram o encontro de águas de rios com a do mar, ou diretamente expostos à linha da costa.
O Mangue é um lugar com infinita riqueza biológica. É nos mangues que os peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro e abrigo para várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico. A manutenção desse ecossistema é vital para a subsistência das comunidades pesqueiras que vivem em seu entorno.
Por isso, o ICC que cuida do manguezal mais conservado de São Sebastião, localizado na APA Baleia Sahy, juntamente com o apoio jurídico do escritório da Dra. Fernanda Carbonelli, está apoiando juridicamente o Instituto Terra & Mar (ITM) na proposição da criação de mais uma APA no município de São Sebastião. O objetivo é conservar e recuperar este manguezal remanescente na Costa Norte do Município, área que já vem sendo palco de diversas atividades de educação ambiental promovidas pelo ITM.
O pedido, que foi protocolado no dia 13 de julho na Secretaria de Meio Ambiente do município juntamente com Diagnóstico Sócio Ambiental da proposta da APA da Enseada, aguarda análise e resposta da Prefeitura Municipal de São Sebastião, que também analisa a criação de mais duas APAs em São Sebastião – a APA Guaecá e a APA Juquehy.
Veja o diagnóstico na íntegra aqui.
Nos ajude na conservação do remanescente deste importante ecossistema acessando e assinando a petição: https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR100180