Skip to content Skip to footer
Doe Agora Button

A inovação e a tecnologia aliadas com a conservação da natureza

Sustentado por 3 pilares:
AMBIENTAL, SOCIAL e INOVAÇÃO

As mudanças climáticas geram condições extremas no clima. Em São Sebastião, as características do relevo e a proximidade com o oceano criam um ambiente propício para o risco de desastres naturais provocados pela chuva.

Em fevereiro de 2023, São Sebastião foi atingida por uma chuva histórica. O maior recorde de chuvas em 24 horas, com 683 mm, deixou um rastro de destruição humanitária e ambiental.

Fomos buscar soluções que englobassem a restauração socioambiental das 851 cicatrizes e mais de 200 ha de Mata Atlântica devastada, a fim de evitar futuros deslizamentos e proteger nossa comunidade.

Para a restauração ecológica dessas áreas de alta declividade e difícil acesso, o método escolhido foi a dispersão aérea de sementes de árvores nativas através de drones. 

Projeto Restaura Litoral Norte - Restauração de cicatrizes da Serra do Mar através da semeadura aérea por drone

As sementes de árvores são inseridas em biocápsulas sustentáveis que facilitam a germinação. O uso de espécies nativas da Mata Atlântica mantém a integridade da vegetação e acelera seu restauro. 

O Projeto Restaura Litoral Norte se consolidou com a aprovação da Fundação Florestal e patrocínio da Concessionária Tamoios, Gerando Falcões e uma rede de doadores, alicerçado sob o tripé: AMBIENTAL, SOCIAL E INOVAÇÃO.

0
Cicatrizes
0
Setores
0
Milhões de Sementes
0
Hectares
Cicatrizes na Serra do Mar após o desastre de São Sebastião-SP - Projeto Restaura Litoral Norte - Instituto Conservação Costeira - ICC

Pilar Ambiental

Pilar Inovação

A técnica adotada no Projeto de Restauração Ecológica é a da semeadura aérea por drones e biocápsulas, com a finalidade de otimizar a germinação e atingir locais inacessíveis e de alta declividade.

Ciclo da Economia Criativa

Biocápsulas sustentáveis

– Resíduos da indústria farmacêutica;
– Cápsulas gelatinosas feitas de material biodegradável;
– Nitrogênio presente na cápsula promove nutrição das sementes

Ecosolo (adubo orgânico)

– Alta concentração de matéria orgânica funcional;
– Feito de resíduos de Estações de Tratamento de Efluentes (ETE) do processo produtivo da indústria de celulose e sobras de biomassa.

Sementes nativas

Obtidas através de instituições caiçaras coletoras de sementes.

Drone para semeadura - Pilar Inovação - Projeto Restaura Litoral Norte - ICC
Biocápsulas de sementes utilizadas pelos drones na restauração do Litoral Norte de SP - Instituto Conservação Costeira - ICC
Pilar Social - Projeto Restaura Litoral Norte - ICC

Pilar Social

Realização

ICC - Instituto Conservação Costeira

Parceiros

Patrocínio

Apoio

Subscribe for the updates!

[mc4wp_form id="461" element_id="style-11"]

Subscribe for the updates!

[mc4wp_form id="461" element_id="style-11"]
× WhatsApp