O futuro do nosso planeta depende da conservação da natureza


O Instituto Conservação Costeira é uma associação sem fins lucrativos criada para promover o desenvolvimento sustentável, evitando danos ambientais, paisagísticos e culturais no município de São Sebastião.
Nossa Missão
O Instituto Conservação Costeira é uma entidade socioambientalista que promove a conservação da Mata Atlântica e a manutenção da qualidade do meio ambiente e da vida por meio da inclusão social e da educação ambiental na Costa Sul de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo.
Nossa Visão
Ser referência como agente de transformação social e desenvolvimento sustentável por meio da interação com as comunidades, inovações
tecnológicas e educação ambiental e climática igualitárias.
Nossos Valores
Biodiversidade
Responsabilidade
Igualdade
Colaboração
Justiça Social
Liderança nas Comunidades
Nossa História
Tudo começou em 2010, quando um grupo de técnicos e veranistas decidem proteger mais de 4 milhões de m² com 5 importantes ecossistemas entre as Praias da Baleia e da Barra do Sahy.
Foram três anos de muitas reuniões, articulações e mobilização para conseguir o engajamento e colaboração de mais pessoas. Em 2011, com mais de cinco mil assinaturas, estudos e mapas técnicos da área em questão, conseguimos protocolar o pedido de criação da APA Baleia Sahy.
Após a criação da APA Baleia Sahy e promulgada sua aprovação por meio da Lei Municipal nº 2.257/2013, o ICC foi fundado para co-gerir esta área de proteção com um modelo inovador de co-gestão, gerenciamento e implementação da Unidade de Conservação.
Em 2014, o ICC assina o termo de parceria e co-gestão da Unidade de Conservação com a Prefeitura Municipal de São Sebastião.
O ICC começa a desenvolver ações no município voltadas para o fortalecimento da unidade de conservação municipal e ordenamento territorial, visando diminuir o impacto ao meio ambiente e à biodiversidade, contribuir no controle às ocupações irregulares, entre outros. A parceria com outras instituições tem fortalecido a nossa caminhada e o alcance dos nossos resultados.
Novas demandas para o ICC
Em 2023, São Sebastião foi atingida por uma tempestade histórica que assolou o Litoral Norte, em especial a Vila Sahy, comunidade onde o ICC atua. Fomos buscar soluções que englobassem a restauração socioambiental das 851 cicatrizes que rasgaram a Serra do Mar.
O projeto Restaura Litoral Norte se consolidou com a aprovação da Fundação Florestal, alicerçado sob o tripé:
- AMBIENTAL: restauro de 851 cicatrizes e mais de 200 hectares de mata nativa;
- SOCIAL: oficinas participativas com as comunidades atingidas e Projeto Escolas Seguras;
- INOVAÇÃO: uso de tecnologia 100% brasileira, customizada especialmente para o projeto.