Reunião do Conselho Gestor da APA Baleia Sahy marcou a posse de novos membros de Câmaras e Comissões Técnicas da APA Baleia Sahy. Elaboração do Plano de Manejo da Unidade de Conservação está entre os principais objetivos do ano
No dia 27 de março de 2017, ocorreu a primeira reunião do Conselho Gestor da APA Baleia Sahy do ano de 2018. O Conselho Gestor é presidido pelo Secretário Adjunto do Meio Ambiente, Auracy Mansano Filho, e é composto por membros do poder público e da sociedade civil.
Na reunião, o técnico e coordenador do ICC Edson Lobato explicitou a metodologia que será aplicada no Plano de Manejo, que já está sendo executado pelos técnicos do ICC. Para acompanhamento dos trabalhos técnicos, foi designada uma Câmara Técnica de Avaliação e Acompanhamento do Plano de Manejo, que garantirá que ele seja avaliado por uma comissão imparcial, dando legitimidade ao processo de construção deste plano, que prevê etapas definidas e aprovadas pelo Conselho Gestor. Os trabalhos serão acompanhados pelo representante da Secretaria de Habitação o agrimensor Carlos Roberto dias Souza, e os técnicos da SEMAM Renan e Katherine.
A reunião foi acompanhada por membros da comunidade local, como barqueiros, pescadores, associações de bairro e poder público, que anseiam por uma normatização do uso de espaço público na região do portinho local, onde será construída a futura sede da APA.
Devido a uma intensa pressão de empreendimentos na área da Unidade de Conservação, também foi designada uma Câmara Técnica que será responsável por analisar processos de aprovação de empreendimentos que possam afetar a APA. O Conselho Gestor é de suma importância dentro da gestão de uma Unidade de Conservação, pois legitima e garante a ampla participação das decisões sobre a área de proteção ambiental.
O envolvimento estratégico de diversas secretarias municipais possibilita, por meio de ações, uma integração primordial na APA Baleia Sahy. O núcleo de Conscientização Ambiental será articulado através do representante da Secretaria Municipal de Educação, Sandro Chervenhak, que é diretor da Escola Municipal Henrique Tavares; o núcleo de Turismo Sustentável, através do representante da Secretaria Municipal de Turismo, Leandro Saad; já o núcleo de Comunicação à População através do representante da Secretaria de Governo Angelo Neto.
O ICC está muito satisfeito com a composição do Conselho Gestor, pois temos a possibilidade de atuar em um tripé fundamental para a continuidade de nossos trabalhos: conscientização ambiental, turismo sustentável e comunicação e uso do espaço público.
1 Comment
joão manaus
Parabéns e Bom trabalho a todos.