Equipe de monitoramento e fiscalização do ICC passa por capacitação para uso de drones e GPS na fiscalização aérea e constata novo extravasamento de esgoto da Sabesp no Rio Sahy no mês de agosto.
No último mês, a equipe de monitoramento e fiscalização do ICC passou por reciclagem e capacitação para o uso de drones e GPS, que auxiliam os fiscais no monitoramento aéreo da APA Baleia Sahy e suas adjacências. A equipe se reuniu com o chefe de fiscalização ambiental municipal para alinhamento e apoio no monitoramento, que acontece diariamente no entorno e interior da APA Baleia Sahy. Esse monitoramento não só contribui para manter a integridade e a biodiversidade da APA, como auxilia na fiscalização ambiental municipal e na contenção do crescimento das construções urbanas irregulares.
Através do monitoramento constante, foram constatadas algumas irregularidades como descarte irregular efluentes e descarte irregular de resíduos de poda, além de uma constatação de extravasamento de esgoto por parte da Sabesp no Rio Sahy, que aconteceu no dia 16 de agosto, quando a equipe do ICC, juntamente com colaboradores da SABS, faziam levantamento de pontos para coleta e monitoramento das águas do Rio Sahy.
Este extravasamento foi causado por falta de energia no local e mal funcionamento do gerador recém-instalado no local pela Sabesp para evitar fatos como este – entenda o caso lendo esta outra matéria. A fiscalização, que estava a postos, contatou a fiscalização ambiental municipal, que autuou in loco a Sabesp pela infração ambiental cometida, com o despejamento de esgoto no Rio Sahy, que está dentro da Unidade de Conservação Municipal APA Baleia Sahy.
Nós, do ICC, daremos andamento nesta autuação, comunicando ao Ministério Público o fato ocorrido em Inquérito Civil, que já está em andamento por este mesmo fato (leia mais aqui), além de protocolar nova denúncia na CETESB, solicitando providências.