Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé
Comunidade participa de discussão sobre o Plano Diretor de São Sebastião (Foto: Pimenta na Política)

Audiências públicas sobre o Plano Diretor de São Sebastião realizadas no início de março reuniram representantes dos poderes executivo e legislativo de São Sebastião, além de instituições como o ICC e a comunidade, em busca de um município melhor para todos.

Aconteceram, nos dias 02 e 05 de março, duas audiências públicas propostas pelo poder legislativo para discutir o Projeto de Lei 14/2019, elaborado pelo poder executivo, que trata sobre o Plano Diretor Municipal de São Sebastião.

Dentro do Plano Diretor existe a necessidade de equilibrar os pontos técnicos e políticos, para que seja viável e praticável. Por isso a necessidade de uma discussão democrática com ampla participação de todos os moradores, para que estes opinem sobre a cidade que querem para si. O próprio Estatuto da Cidade ressalta a importância da discussão democrática na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbanos.

O ICC tem acompanhado de perto todo o processo de construção do Plano Diretor do Município de São Sebastião, pois esta é mais uma oportunidade de contribuir com a reestruturação sustentável da nossa cidade, considerando questões diretamente ligadas ao social, ao ambiental e ao econômico.

Clique aqui para saber mais e acessar a minuta do Plano Diretor na íntegra.

Entenda a importância de um Plano Diretor para o município

O Plano Diretor, instrumento estabelecido na Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelo Estatuto da Cidade, é uma ferramenta utilizada para estabelecer a melhor maneira de organizar o território dos municípios, por meio de regras, parâmetros, incentivos e instrumentos para o desenvolvimento das cidades, ou seja, está diretamente ligado ao planejamento governamental.

Este Plano é obrigatório para todos os municípios com mais de 20 mil habitantes, e deve abranger eu território como um todo. É um importante instrumento para viabilizar o desenvolvimento econômico, social e ambiental do município de forma sustentável e organizada. Os Planos Diretores são elaborados após um diagnóstico da realidade social, física, econômica, política e administrativa de uma cidade e sua região. Por isso, dentro dele é proposto a organização espacial do uso do solo, das redes de infraestrutura e de elementos fundamentais da estrutura urbana a curto, médio e longo prazo.

O Plano Diretor atua em sentidos distintos mas complementares, como cumprimento de exigências e algumas restrições aos usos do solo, estabelecimento de incentivos tributários, comprometimento do poder público municipal na realização e investimento em infraestruturas urbanas e/ou equipamentos públicos urbanos em determinadas regiões.

Manifesto de Não à Verticalização de São Sebastião

Durante as duas audiências públicas, nós do ICC nos posicionamos contra a verticalização do município, pois entendemos a não viabilidade técnica do território para tal desenvolvimento urbanístico. Esta conclusão foi tomada mediante estudos financiados e realizados pelo Instituto Conservação Costeira e doados ao Poder Executivo, cumprindo nosso papel de sociedade civil organizada e contribuinte nesta discussão democrática.

Comunidade participa de discussão sobre o Plano Diretor de São Sebastião (Foto: Pimenta na Política)
(Foto: Pimenta na Política)

Em sinergia com nossa opinião, a população também se posicionou contrária à verticalização nas duas audiências. A comunidade fez questão de participar e contribuir neste processo democrático, não apenas na questão da verticalização, mas também nos pontos do Plano Diretor que tratam sobre: Mobilidade urbana, Cultura, Educação, Habitação e Regularização Fundiária, Saneamento Básico, Segurança Pública, Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, Plano de Drenagem, Turismo e Ecoturismo.

Cabe, ainda, ao Plano Diretor criar uma cidade inclusiva, equilibrada, sustentável e que promova qualidade de vida a todos os seus cidadãos, reduzindo os riscos do crescimento desenfreado e distribuindo de forma justa os custos e benefícios da urbanização.

E o ICC é defensor destas diretrizes e, há cinco anos, vem trabalhando arduamente através de políticas públicas e investimentos técnicos para que a cidade de São Sebastião possa ser ordenada e desenvolvida nos moldes econômicos, sociais e ambientais justos e viáveis para todos os munícipes.

Saiba mais sobre o assunto e o nosso engajamento nesta causa tão importante para todos nós munícipes acessando os links abaixo:

ICC participa de reunião da Federação com associações da Costa Sul de São Sebastião

ICC contra a verticalização e expansão desordenada de São Sebastião

ICC se posiciona contra verticalização de São Sebastião

Reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente

ICC avança em mais uma etapa do Plano Diretor de São Sebastião

Estudos do Plano Diretor de São Sebastião são entregues à Prefeitura e Ministério Público

Reunião extraordinária esclarece Plano Diretor

Entenda a importância do Plano Diretor de São Sebastião

Participe das Audiências Públicas do Plano Diretor de São Sebastião

Deixe um comentário

0.0/5

Subscribe for the updates!

Subscribe for the updates!

× WhatsApp