De 15 a 23 de março, foram realizadas e exposições e palestras para crianças da rede pública de ensino sobre a importância do consumo consciente e sustentável da água
A água tem grande importância entre os projetos do Instituto Conservação Costeira. Trabalhamos no monitoramento do Rio Sahy, em conjunto com os alunos do Instituto Verdescola, e da balneabilidade da Praia da Baleia. Com estudos, laudos e planos, buscamos contribuir com soluções para o saneamento básico na Costa Sul de São Sebastião.
Seguindo nessa linha, participamos ativamente da Semana da Água, que aconteceu entre os dias 15 e 23 de março, em São Sebastião. A ação foi realizada pelas Secretarias do Meio Ambiente e de Educação do município, e contou com a parceria de diversas instituições que apoiam os trabalhos de educação ambiental na região, como o ICC, o Instituto Verdescola, Instituto Argonauta, Instituto Garoçá, Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN), Comitê de Bacias Hidrográficas, Fatec, entre outras.
Com abertura no dia 15 de março, o evento contou com um café oferecido pelo ICC em parceria com a Padaria do Fundo Social, onde participaram 130 crianças e jovens de projetos socioambientais e escolas públicas municipais da região central de São Sebastião. As atividades se estenderam até o dia 22 de março, dia em que é comemorado o Dia Mundial da Água, com a realização de palestras e exposições para cerca de 600 crianças.
Entre as ações de responsabilidade do ICC, realizamos no dia 21, uma palestra dobre Pegada Hídrica. Representado pela analista ambiental Renata Cruz, o Instituto explicou para as crianças o que é “água virtual” e como ela está embutida em cada bem e serviço que utilizado no nosso dia a dia. Na palestra, foram abordados os impactos do consumo de água no meio ambiente e como é possível diminuí-los através da responsabilidade socioambiental, cobrança dos governantes, dos produtores de bens e serviços e, claro, do consumo consciente, inteligente e sustentável por parte de cada um de nós.