Conselho Gestor da APA Baleia Sahy organiza reunião com associações e prefeitura sobre o ordenamento do Portinho da Barra do Sahy, um dos principais pontos de saída para embarcações da Costa Sul
A pedido do Conselho Gestor da APA Baleia Sahy, composto pelas entidades Pró Sahy Associação Náutica (PROSAN), Sociedade Amigos de Bairro da Barra do Sahy (SABS) e Instituto Conservação Costeira (ICC), foi realizada uma reunião com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento, juntamente com Secretaria de Turismo (SETUR) e Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SEHAB).
A reunião ocorreu no portinho da Barra do Sahy e teve a participação de barqueiros, pescadores e membros do conselho da Área de Proteção Ambiental Baleia Sahy, além do secretário-adjunto do Meio Ambiente, Felipe Cardim, que tinha como única pauta do encontro o ordenamento do portinho.
O portinho é um dos principais territórios caiçaras da Costa Sul do município e, atualmente, o local é frequentado por pescadores, marinheiros, barqueiros, turistas e moradores. É um dos principais pontos de saída para embarcações da Costa Sul. Além do que, é a porta de entrada para a APA Baleia Sahy, rodeada por manguezais, rios e paisagens cênicas.
Na reunião, estiveram presentes 19 pessoas, entre elas, membros da SABS, ICC e PROSAN, que se propuseram a apresentar sugestões para melhor utilização do território. Dentre elas, a implantação de placas indicativas e normativas de transito, balizamento, rampa de acesso e maior fiscalização no local, visando o limite de capacidade de carga e o controle da superlotação.