Elaboração do Plano de Manejo da Taboa e Caixeta avança com mais um encontro de artesãos no município, dessa vez com atividade de campo
Dando continuidade aos trabalhos para elaboração do Plano de Manejo da Taboa e da Caixeta, foi realizada para a terceira oficina junto aos artesãos cadastrados no município.
Já falamos sobre o assunto anteriormente, contando como foram os dois primeiros encontros, em dezembro de 2021 e fevereiro de 2022. Veja matéria completa no link: https://icc.eco.br/plano-de-manejo-da-taboa-e-caixeta/
Neste terceiro encontro, realizamos uma atividade de campo mapeando os locais e principais acessos aos melhores pontos de cultivo das espécies de taboa e caixeta, na área prevista no zoneamento da Unidade de Conservação. A atividade também teve como finalidade o registro do manejo, a troca de experiências, a análise dos pontos e reconhecimento da área junto com os artesãos que estão participando do processo de construção do Plano de Manejo da Taboa e da Caixeta na APA Baleia Sahy.
Participaram do encontro as equipes da Secretaria do Meio Ambiente e FUNDASS. A partir de agora, a construção participativa será sistematizada e todo o embasamento técnico jurídico será somado ao documento. Dessa forma, podemos passar para a próxima etapa e firmar novas parcerias para o andamento deste trabalho.
Para o biólogo Edson Lobato, as oficinas participativas e consulta ao território expõem a preocupação do ICC com a geração de emprego e renda, e também com o equilíbrio socioambiental.