Iniciando o Programa de Integração promovido pelo ICC com as escolas municipais de São Sebastião, a Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, localizada na Barra do Sahy, fez uma imersão na APA Baleia Sahy com técnicos do Instituto e da Verdescola.
No mês de agosto, o Instituto Conservação Costeira iniciou um Programa de Integração com as escolas municipais de São Sebastião que visa a divulgação da APA Baleia Sahy e o fomento a projetos e práticas sustentáveis nas escolas. A Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, localizada na Barra do Sahy e parceira do instituto, foi a escola selecionada para iniciar as atividades em conjunto. Segundo o diretor Sandro Chervenhak, a escola pretende retomar também o projeto Escola do Mangue e o resgate histórico cultural da Barra do Sahy.
O programa do ICC consiste na troca de experiências entre os educadores por meio de capacitações, visitas e reuniões, buscando divulgar a unidade de conservação municipal. No primeiro momento, é realizada uma palestra para os professores da escola apresentando a APA Baleia Sahy e suas principais características – meio físico, biótico e socioambiental -, além de algumas atividades de educação ambiental que podem ser realizadas na unidade de conservação como um estudo do meio. Diante deste contexto e com esta troca de experiências entre os educadores é possível planejar também ações e práticas sustentáveis na escola, dentro e fora da sala de aula.
O Estudo do Meio pode ser compreendido como um método de ensino interdisciplinar que visa proporcionar aos alunos e aos professores o contato direto com determinada realidade, um meio qualquer, rural ou urbano, que se decida estudar.
Nesta escola, o ICC realizou a palestra em conjunto com os educadores ambientais do Instituto Verdescola, que compartilharam as experiências e as atividades desenvolvidas no instituto. No mês seguinte, como forma de complementar o que foi apresentado na palestra, os professores e o ICC organizaram uma subida pelo Rio Sahy, por dentro da APA Baleia Sahy, na qual os professores puderam observar o entorno da escola de outro ponto de vista. Assim, de volta à escola, os professores poderão verificar a pertinência e a relevância dos diversos conhecimentos selecionados para serem incluídos no currículo escolar e, ao mesmo tempo, lançar-se à possibilidade da produção de novos conhecimentos, para elaboração contínua do currículo escolar.
3 Comments
Sandro Chervenhak
Projeto lindo de parceria e engajamento valorizando o potencial da comunidade de Barra do Sahy! Todos aprendemos e ensinamos juntos unindo alunos, profissionais e Comunidade para conhecer e valorizar a riqueza local e entender o global. Nossos agradecimentos à bióloga Angélica pela maravilhosa assessoria técnica e a toda equipe do ICC e Instituto Verdescola pela parceria de sempre!!! Unindo a educação infantil (EMEI SONHO DE CRIANÇA) e o ensino fundamental 1 (E.M. HENRIQUE TAVARES DE JESUS) estamos desenvolvendo com muito carinho o projeto “ESCOLA DO MANGUE: REDESCOBRINDO AS RIQUEZAS DAS PAISAGENS E DA CULTURA DA BARRA DO SAHY” a ser apresentado na EXPOTEC 2019: ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA.
Instituto Conservação Costeira
Obrigada Sandro! Estamos juntos nesta caminhada!
Osmar Contreiras
Boa tarde pessoal. Sou neto de Henrique Tavares que dá nome à escola. Fico à disposição para fornecer fatos e fatos sobre o meu avô e sua vida aí na Barra do Sahy, que tive o prazer de compartilhar desde que nasci. Hoje tenho 66. Grato.