ICC, Verdescola, Sabaleia e SABS participaram do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em São Sebastião, ação coordenada pelo Instituto Terra e Mar, no dia 21 de setembro. Ação deste envolveu 545 pessoas, que recolheram 139kg de resíduos nas na Praia da Baleia, Barra do Sahy, as Ilhas e APA Baleia Sahy.
Na área de educação ambiental, um dos focos do Instituto Conservação Costeira, o mês de setembro é marcado pelo Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. O DMLRP é uma ação organizada pela ONG americana The Ocean Conservacy, desde 1986, e busca promover a educação ambiental e a mudança de hábitos relacionada ao descarte de resíduos que, por negligência humana, acabam indo parar no oceano.
A ação visa contabilizar a quantidade de resíduos encontradas nas praias e rios em todo o mundo. Com as informações recolhidas pelos voluntários, a organização consegue fazer um mapeamento dos resíduos e, desta forma, chamar a atenção das pessoas para a causa, diminuindo o impacto que os oceanos, praias e rios têm sofrido. No nosso município, diversas entidades ambientalistas, associações de bairros e escolas participam desta ação anualmente. Desde 2002, a ação local é coordenada pelo Instituto Terra e Mar, parceiro do ICC.
Nós do ICC, em parceria com o Instituto Verdescola, também estamos engajados nesta ação de conscientização e busca por soluções para esta problemática na nossa região. No último dia 21 de setembro, em parceria com a SABALEIA e SABS, realizamos uma grande ação envolvendo os alunos da Verdescola e parceiros da comunidade. A ação deste ano contou com a participação de 545 pessoas, que recolheram um total de 139kg de resíduos nas três praias: Praia da Baleia, Barra do Sahy, as Ilhas e APA Baleia Sahy.
Em alguns meses, vamos ter o comparativo com os dados levantados nas demais praias da região e verificar a nossa colocação no ranking. Nos últimos anos, tivemos excelente colocação, nos inserindo entre as praias com menor quantidade de resíduos do município. Este resultado mostra que, ao participar de ações como esta, os voluntários também se tornam mais conscientes sobre suas escolhas de consumo, diminuindo o impacto que elas podem ter sobre o meio ambiente.