Projeto prevê estudos de modelos para tratamentos alternativos de esgoto doméstico na bacia do Rio Cambury e regiões não atendidas pela rede pública da SABESP
Em setembro deste ano, foi lançado o projeto “Comunidade Amiga do Rio”, um projeto realizado pelo Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FUNBEA) e pela Comissão de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte de São Paulo (CBH-LN) em parceria com ONGs locais e com financiamento do Fundo de Recursos Hídricos (FEHIDRO) do Governo do Estado.
O projeto prevê, até maio de 2023, estudos de modelos para tratamentos alternativos e descentralizados de esgoto doméstico na bacia do Rio Cambury. O objetivo do projeto é a formulação de um plano executivo para as regiões que não são atendidas pela rede pública local (SABESP).
Ao longo do desenvolvimento do projeto estão previstos levantamentos socioeconômicos das famílias de cada comunidade, estudo de solo e modelos que podem ser implantados, de acordo com a realidade de cada local.
Esse é o primeiro passo primordial para os direitos humanos: saneamento básico. O ICC está junto nessa luta, selecionando e capacitando jovens atores locais para integrarem o projeto. A ideia é poder unir esforços e, no futuro, também encontrar uma solução para a comunidade Baleia Verde.