Encontro reforçou compromisso das cidades do Litoral Norte, incluindo São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, com a preservação dos oceanos por meio da redução do uso de plástico nos municípios.
Encerrando a programação da Semana Mundial do Meio Ambiente, aconteceu no dia 10 de junho o 3º Encontro dos Secretários do Meio Ambiente do Litoral Norte. O ICC foi convidado a participar do evento, que ocorreu no Espaço Cultural Batuíra, no bairro de São Francisco (em São Sebastião), e deu continuidade a uma agenda de trabalhos conjunta entre os gestores públicos ambientais de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. O objetivo dos encontros é desenvolver projetos e ações que combatam a poluição por resíduos plásticos em seus territórios e somar esforços para avançar nas políticas de meio ambiente do Litoral Norte.
Na ocasião, os secretários das quatro cidades firmaram o compromisso que foi assumido durante o 1º Encontro, realizado em 14 de setembro do ano passado em Ilhabela (falamos dele aqui neste post), oportunidade em que foi assinada a carta de compromisso em defesa do “Oceano sem Plástico”, reforçando a importância da união em escala regional para o enfrentamento dessa problemática, uma vez que a presença do plástico no mar impacta o pescado e a fauna marinha como um todo.
Além disso, o evento contou com apresentações de diversos projetos, como o do Instituto Argonauta, que trouxe alguns números impactantes sobre o lixo coletado diariamente pelos técnicos do monitoramento de praias com apenas uma sacola plástica – foram toneladas de lixo/micro plásticos. O Composta Boiçucanga, projeto iniciado no bairro de Boiçucanga em São Sebastião, fomenta e capacita a comunidade para a prática da compostagem de seus resíduos orgânicos. O Instituto Supereco relatou o trabalho de educação ambiental voltado aos pescadores e turistas que frequentam o bairro São Francisco e região. E, por fim, o ICC apresentou o projeto piloto da Ecobarreira no Rio Sahy, relatando os desafios nos trâmites para implantação da estrutura e reforçando a importância da ação em parceria com os atores do território, inclusive para o monitoramento e operação deste projeto.
Oceano sem plástico
Entre os princípios da carta de compromisso assinada conjuntamente pelos municípios estão:
– Reduzir o consumo de produtos à base de plástico por meio do redirecionamento das compras públicas;
– Apoio na aprovação de legislação que favoreça a substituição de materiais plásticos por produtos biodegradáveis;
– Articulação com setores empresariais visando o estímulo ao uso de produtos alternativos ao plástico;
– Reforço da limpeza pública das orlas das praias;
– Programa de reciclagem, evitando que materiais plásticos sejam levados ao mar;
– Implementação de programa de educação e conscientização ambiental;
– Envolvimento das entidades ambientalistas e representativas na proteção da biodiversidade marinha e sustentabilidade dos oceanos.