Skip to content Skip to sidebar Skip to footer
ICC participa de 3º Encontro de Secretários do Meio Ambiente do Litoral Norte de SP

Encontro reforçou compromisso das cidades do Litoral Norte, incluindo São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, com a preservação dos oceanos por meio da redução do uso de plástico nos municípios.

Encerrando a programação da Semana Mundial do Meio Ambiente, aconteceu no dia 10 de junho o 3º Encontro dos Secretários do Meio Ambiente do Litoral Norte. O ICC foi convidado a participar do evento, que ocorreu no Espaço Cultural Batuíra, no bairro de São Francisco (em São Sebastião), e deu continuidade a uma agenda de trabalhos conjunta entre os gestores públicos ambientais de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. O objetivo dos encontros é desenvolver projetos e ações que combatam a poluição por resíduos plásticos em seus territórios e somar esforços para avançar nas políticas de meio ambiente do Litoral Norte.

Na ocasião, os secretários das quatro cidades firmaram o compromisso que foi assumido durante o 1º Encontro, realizado em 14 de setembro do ano passado em Ilhabela (falamos dele aqui neste post), oportunidade em que foi assinada a carta de compromisso em defesa do “Oceano sem Plástico”, reforçando a importância da união em escala regional para o enfrentamento dessa problemática, uma vez que a presença do plástico no mar impacta o pescado e a fauna marinha como um todo.

Além disso, o evento contou com apresentações de diversos projetos, como o do Instituto Argonauta, que trouxe alguns números impactantes sobre o lixo coletado diariamente pelos técnicos do monitoramento de praias com apenas uma sacola plástica – foram toneladas de lixo/micro plásticos. O Composta Boiçucanga, projeto iniciado no bairro de Boiçucanga em São Sebastião, fomenta e capacita a comunidade para a prática da compostagem de seus resíduos orgânicos. O Instituto Supereco relatou o trabalho de educação ambiental voltado aos pescadores e turistas que frequentam o bairro São Francisco e região. E, por fim, o ICC apresentou o projeto piloto da Ecobarreira no Rio Sahy, relatando os desafios nos trâmites para implantação da estrutura e reforçando a importância da ação em parceria com os atores do território, inclusive para o monitoramento e operação deste projeto.

Oceano sem plástico

Entre os princípios da carta de compromisso assinada conjuntamente pelos municípios estão:
– Reduzir o consumo de produtos à base de plástico por meio do redirecionamento das compras públicas;
– Apoio na aprovação de legislação que favoreça a substituição de materiais plásticos por produtos biodegradáveis;
– Articulação com setores empresariais visando o estímulo ao uso de produtos alternativos ao plástico;
– Reforço da limpeza pública das orlas das praias;
– Programa de reciclagem, evitando que materiais plásticos sejam levados ao mar;
– Implementação de programa de educação e conscientização ambiental;
– Envolvimento das entidades ambientalistas e representativas na proteção da biodiversidade marinha e sustentabilidade dos oceanos.

Leave a comment

0.0/5

Subscribe for the updates!

[mc4wp_form id="461" element_id="style-11"]

Subscribe for the updates!

[mc4wp_form id="461" element_id="style-11"]
× WhatsApp