Skip to content Skip to sidebar Skip to footer
ETE da Baleia ganha novos geradores de energia - Instituto Conservação Costeira

ICC realizou reunião e enviou ofício à CETESB cobrando fiscalização junto à SABESP após ocorrências de vazamento na Estação de Tratamento de Esgoto da Baleia. Objetivo é lançar o Plano Esgoto Zero e transformar as praias da Baleia e Sahy em referências na qualidade ambiental.

O ICC, como co-gestor da Unidade de Conservação Municipal APA Baleia Sahy, vem buscando em parceria com a SABS (Sociedade Amigos da Barra do Sahy) e com a SABALEIA tornar as Praias da Baleia e Barra do Sahy referências em ordenamento territorial e em qualidade de balneabilidade.

A reunião com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), contou com a presença da advogada Fernanda Carbonelli e da presidente da SABS Andreia Menezes, ambas cobraram melhoria e expansão do esgotamento sanitário na região, e solicitaram inspeção e vistoria na ETE – Estação de Tratamento de Esgoto da Praia da Baleia.

Uma das grandes preocupações do ICC, que vem sendo acompanhada pela entidade desde 2013, é o extravasamento da ETE Baleia de forma constante, e sucessiva – falamos a respeito em outras matérias, clique para ler. Tal fato deu origem a inquérito civil (nº 14.0677.0001746/2013-2) a fim de averiguar a degradação ambiental decorrente de vazamento de mais de 10.000 litros de esgoto, devido a falhas na estação de bombeamento de esgoto da Praia da Baleia, que acabaram por contaminar o Rio Negro e o Rio Sahy.

Em decorrência da instauração do inquérito e de diálogos com a SABESP, foram instalados dois geradores de energia na estação de tratamento e de de bombeamento, a fim de evitar novos despejos na Unidade de Conservação. Porém, também é necessário que a SABESP apresente um plano de contingência, bem como medidas de mitigação referente aos danos causados.

O objetivo do ICC é que a CETESB, como órgão fiscalizador, realize vistoria e inspeção na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Baleia, visando uma avaliação detalhada, minimizando riscos e falhas da operação.

Clique aqui para baixar o ofício na íntegra

Acompanhe nossas notícias e news letters dos próximos meses, quando prestaremos contas do andamento da solicitação.

Leave a comment

0.0/5

Subscribe for the updates!

[mc4wp_form id="461" element_id="style-11"]

Subscribe for the updates!

[mc4wp_form id="461" element_id="style-11"]
× WhatsApp