O Instituto Conservação Costeira (ICC) e a SABESP estão unindo esforços para promover melhorias no saneamento básico e na gestão dos recursos hídricos nas comunidades que integram a Área de Proteção Ambiental (APA) Baleia Sahy, dos bairros Vila Sahy, Baleia Verde, Barra do Sahy e Camburi.
As ações, anunciadas após reuniões e ofícios enviados pelo ICC, incluem a expansão de redes de água e esgoto, além de medidas para combater conexões irregulares e monitorar a capacidade hídrica da região.
Denúncias de má balneabilidade das águas do Rio Sahy e da Praia da Barra do Sahy levaram o ICC a questionar a SABESP sobre o esgotamento sanitário da região. Resultados recentes apontaram a presença de coliformes totais nessas áreas, reforçando a necessidade de melhorias no sistema. Em resposta, a SABESP se comprometeu a realizar um mapeamento das áreas críticas e anunciou campanhas de inspeção para o primeiro semestre de 2025, com o uso de corantes não tóxicos para identificar conexões irregulares.
Entre os desafios levantados estão a eliminação de conexões clandestinas, ações coordenadas para regularizar o abastecimento de água e o monitoramento da capacidade hídrica da bacia para evitar sobrecargas no sistema.