A unidade de conservação Área De Proteção Ambiental Baleia Sahy, criada por meio da Lei ordinária 2257/2013, de 23/08/2013, foi inserida e validada com sucesso no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação do Ministério do Meio Ambiente.
No mês de setembro de 2017, a APA Baleia Sahy, por meio do ICC e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Sebastião, enviou o cadastro ao Ministério do Meio Ambiente, solicitando a inserção da área de proteção ambiental no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação. (leia a matéria completa aqui)
A solicitação foi validada e aceita no último dia 7 de maio e, a partir de agora, a APA Baleia Sahy consta no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC. Entre as vantagens do sistema, está a possibilidade de ter relatórios detalhados sobre a situação da unidade de conservação, facilitando a realização de diagnósticos, a identificação de problemas e a tomada de decisão.
Saiba mais sobre o Cadastro Nacional de Unidades de Conservação
O CNUC é mantido pelo Ministério do Meio Ambiente com a colaboração dos Órgãos gestores federal, estaduais e municipais. Seu principal objetivo é disponibilizar um banco de dados com informações oficiais do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, onde são apresentadas as características físicas, biológicas, turísticas, gerenciais e os dados georreferenciados das unidades de conservação. Assim, a sociedade pode acompanhar os resultados das ações governamentais de proteção do patrimônio biológico nacional.
1 Comment
Joao Senise
Prezados/as Líderes do ICC,
Parabéns pelas realizações e conquistas. A formalização da APA Sahy-Baleia, os mutirões e programas de educação ambiental, os assentos no Conselho Municipal de Meio Ambiente – são iniciativas/conquistas muito importantes. Parabéns!
Contribuo mensalmente com o ICC. É uma satisfação muito grande ver os resultados da mobilização da população local (fixa e temporária) para o bem da comunidade e meio ambiente da Baleia-Sahy.
Podemos melhorar o país, envolvendo-nos de forma mais ativa com as questões que impactam nossa sociedade.
Parabéns pelos resultados e por promoverem algo tão esquecido no país: o exercício da cidadania!
Abraços
Joao Senise