Encontro focou na gestão dos resíduos do Município de São Sebastião, seguindo uma extensa pauta sobre logística e coleta dos resíduos realizado pela S.A. Ambiental, além da importância da conscientização sobre coleta seletiva no município.
A reunião do mês de agosto do Conselho Municipal do Meio Ambiente – COMAM de São Sebastião foi realizada em parte de maneira presencial e em parte remota. Parte dos conselheiros e representantes participaram da reunião diretamente nas dependências da S.A. Ambiental e, após a reunião, foi feita uma caminhada na área próximo ao transbordo.
O foco principal da reunião foi a gestão dos resíduos do Município de São Sebastião, seguindo uma pauta relativamente extensa que tratava de pontos sobre a logística e coleta dos resíduos realizado pela S.A. Ambiental. Foi feito um resumo dos principais problemas recorrentes relacionados à disposição inadequada dos resíduos, à falta de informação e comunicação com os moradores e turistas, além da importância do incentivo à coleta seletiva.
Uma Comissão Técnica será implantada para acompanhar, orientar e, com uma análise técnica, avaliar quais medidas e prioridades deverão ser tomadas para o desenvolvimento de propostas que solucionem questões recorrentes referente à Associação de Catadores de São Sebastião, em cumprimento ao contrato da empresa S.A. para a coleta de lixo do município.
A necessidade de aumentar as ações educativas sobre coleta seletiva e massificar a comunicação sobre as questões da coleta e impacto dos resíduos sólidos no município foi um consenso por parte dos que estavam presentes na reunião, e o assunto será abordado também no Conselho e em reuniões da Câmara Técnica de Educação Ambiental.
O ICC estará presente nestas reuniões, apoiando o desenvolvimento e cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, fomentando a criação e regulamentação de políticas públicas que auxiliem na gestão dos resíduos sólidos e educação ambiental no município. Continuaremos cumprindo nosso papel de levar a questão para nossas áreas de atuação e para as ações desenvolvidas na APA Baleia Sahy e seu entorno, em função da importância deste tema para a preservação da qualidade ambiental de São Sebastião.
1 Comment
RICARDO JARDIM
Havia um esquema de se deixar os recicláveis junto a lixeira próxima a entrada da rua Itabuna e Hotel Aldeia. Pois então: retiraram a lixeira e pediram pra descartar na caçamba maior, onde tudo se mistura. Queria saber quem foi o Gênio.