Barqueiros e pescadores da região se reuniram com o ICC e a Prefeitura de São Sebastião para dar início ao trabalho de zoneamento e regulamentação das atividades para o desenvolvimento sustentável no entorno da APA Baleia Sahy.
No dia 02 de julho, o ICC, barqueiros e pescadores do Portinho na Barra do Sahy estiveram em reunião com a Prefeitura de São Sebastião, em continuidade aos trabalhos iniciados nas Oficinas de Zoneamento Ambiental do Plano de Manejo da APA Baleia Sahy. O documento está relacionado ao desenvolvimento sustentável e econômico da região e é voltado para todos os atores do entorno da APA, como a comunidade caiçara da Barra do Sahy.
O objetivo da conversa foi dar o ponta pé inicial aos trabalhos que colocarão em prática a atividade econômica destes atores, de forma que estes possam continuar a respeitar o meio ambiente, trabalhando de acordo com o ordenamento náutico e territorial local, como norteia o Plano de Manejo recém aprovado. Este é um trabalho que beneficiará a comunidade caiçara local, que tem sua atividade econômica diretamente vinculada à pesca e ao turismo.
O ICC apoia e luta por esta gestão local e participativa desde a criação da APA Baleia Sahy. Para nós é fundamental o ordenamento e a valorização física e histórico-cultural do Portinho da Barra do Sahy, de forma que os atores locais continuem retirando seu sustento através das atividades vinculadas ao meio ambiente. É uma maneira de dar continuidade à cultura caiçara e garantir que ela siga sendo transmitida a diante para as futuras gerações.
Fique atento às informações e aos andamentos deste trabalho. As datas das oficinas que irão delinear as atividades dentro deste micro zoneamento do Portinho serão anunciadas nas nossas redes sociais e no site da Prefeitura de São Sebastião.