O Brasil abriga a segunda maior área de mangue do Planeta. Entenda a importância do ecossistema dos Mangues, que servem como verdadeiros berçários para diversas espécies de peixes, moluscos e crustáceos.
Em 26 de julho, chamamos a atenção para o Dia de Proteção aos Manguezais, um ecossistema muito importante não só para os que vivem próximo a ele, mas para o meio ambiente como todo. Com um post especial em nossas redes sociais, contamos que o Brasil abriga a segunda maior área de mangue do Planeta, e que esta área é encontrada desde o litoral do Amapá, no Norte do país, até Laguna, em Santa Catarina, na região Sul.
Você sabia que aqui no nosso município de São Sebastião possuímos 5 áreas com este ecossistema? O Mangue da Enseada (Costa Norte), Mangue do Coelheiros (Centro), Mangue do Araçá (Topo-Varadouro), Mangue de Juquey (Costa Sul) e o Mangue da Barra do Sahy), na APA Baleia Sahy – o mais limpo e intacto manguezal da região, que está dentro de uma Unidade de Conservação Municipal, localizada na Costa Sul de São Sebastião, que tem cogestão do ICC.
Os manguezais são considerados, por definição, um ecossistema de transição do meio marinho para o meio terrestre. Através do ciclo das marés, os peixes, moluscos e os crustáceos utilizam este ecossistema como um berçário – isso mesmo, muitas destas espécies se reproduzem ou desovam no mangue.
Quando você protege o Mangue, você está garantindo a reprodução de diversas espécies e contribuindo com o aumento da biodiversidade nos mares. Consequentemente, também colabora com a economia local de pesca artesanal. Por isso, o ICC vem colaborando com diversas ações que visam proteger este ecossistema.
Quer saber mais sobre a importância do Mangue da APA Baleia Sahy? Relembre as diversas as ações realizadas pelo ICC para preservar este importante ecossistema para o meio ambiente e as comunidades caiçaras locais, clicando aqui.
1 Comment
Helton Sena
Pretendo implementar um projeto para cuidar e proteger um manguezal na reserva extrativista Cuinarana na localidade de Cafezal no município de Magalhães Barata no estado do Pará.
Gostaria de apoio para poder fazer o projeto e apresentar ao ICMBIO