No dia 22 de maio, o Instituto Conservação Costeira (ICC) se reuniu com representantes da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) para avançar no alinhamento de dados e estratégias voltadas ao saneamento básico na região da APA Baleia Sahy.
Durante a reunião, foram compartilhadas informações sobre as ações de caça-esgoto em andamento nos bairros de Boracéia, Barra do Sahy, Barra do Una e Santiago, que têm como objetivo identificar e corrigir lançamentos irregulares, muitas vezes a partir de demandas das associações de moradores. Foi apontada, porém, a limitação da secretaria em realizar análises laboratoriais de água, devido à falta de estrutura para testes de coliformes e outros parâmetros essenciais.
Também foram apresentados dados atualizados pela Sabesp referentes à Barra do Sahy. A previsão é que, após a conclusão das ações na região central de São Sebastião — até o final de junho —, a equipe de fiscalização inicie os trabalhos na Costa Sul, incluindo as áreas da APA.
O ICC propôs o cruzamento de dados entre as instituições e sugeriu a integração da equipe de fiscalização ao Programa Guardiões dos Rios, que busca fortalecer a participação comunitária na conservação dos recursos hídricos. A proposta foi acolhida e ficou acordado que as agendas serão compartilhadas para viabilizar a operação de caça-esgoto na Barra do Sahy.
Também foi discutida a próxima reunião técnica com a Sabesp, marcada para o dia 29 de maio, ocasião em que devem ser consolidadas as informações sobre imóveis passíveis de conexão à rede de esgoto. A SEMAM manifestou interesse em participar para manter o alinhamento entre os órgãos.
A reunião reforça a importância da cooperação entre poder público e sociedade civil organizada para enfrentar os desafios históricos de saneamento na região e proteger os ecossistemas da APA Baleia Sahy.