Em parceria com a SABALEIA e Fundação Florestal, ICC promoveu na sede do Instituto Verdescola capacitação em primeiros socorros, além de palestra com monitores ambientais do Parque Estadual da Serra do Mar.
Dando continuidade às atividades em parceria com a ETEC São Sebastião, neste mês de abril, trouxemos para os alunos do 2º ano de Agenciamento de Viagens o curso básico de primeiros socorros. A capacitação é importante pois, ao se formarem, os estudantes sairão com a carteirinha de guia de turismo, aptos a integrarem as equipes de monitoria ambiental, e precisarão saber como agir em caso de emergências.
Para ministrar o curso, contamos com o apoio da equipe de guarda vidas da SABALEIA, associação parceria do ICC, bem estruturada e qualificada para exercer suas funções cuidando da segurança de todos os usuários da praia. O principal objetivo do curso foi de transmitir aos participantes competências específicas para que possam intervir em situações críticas, até a chegada de um profissional da saúde. Este tipo de ação em situações criticas, na maioria das vezes, pode fazer a diferença na conservação da vida da pessoa afetada e também na redução de riscos à saúde.
Os participantes foram estimulados a refletir e agir com o auxílio de variadas técnicas, incluindo aulas construtivas e interativas, trabalhos em grupos, estudos de caso e dramatizações, sempre integrando o conhecimento teórico com a experiência de aprender na prática.
Além do curso básico em primeiros socorros, neste mês os estudantes também participaram de uma palestra com a equipe de monitores ambientais do Parque Estadual da Serra do Mar sobre as atividades e serviços ambientais permitidos dentro de uma Unidade de Conservação. Esta vivência traz aos estudantes a possibilidade de conhecer, na prática, nosso território que tem praticamente 70% de área protegida pelo Parque Estadual da Serra do Mar.
Essa parceria é uma iniciativa inédita que visa apoiar atividades de ensino extramuros com estudantes da ETEC como exercício de sua prática acadêmica com o apoio técnico do ICC. Para a diretora do ICC Angélica Bustamante, as ações desta parceria visam formar guardiões e embaixadores da APA Baleia Sahy, capacitando e qualificando esses jovens para trabalharem na preservação e conservação das áreas naturais do município. “É também uma maneira de possibilitar a interação entre instituições e áreas do conhecimento, promovendo a interdisciplinaridade”, completa.