Skip to content Skip to sidebar Skip to footer
ICC participa do Projeto Orla em São Sebastião

ICC participa do projeto, que faz parte de iniciativa do Ministério do Turismo e Universidade Federal do Rio Grande do Norte e inclui as praias da Baleia e Barra do Sahy, entre outras de São Sebastião

Entre os dias 20 e 24 de junho, o ICC participou das oficinas de diagnóstico do Projeto Orla São Sebastião, integrante do projeto “Brasil, Essa é Nossa Praia!”, realizado pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A ação tem como objetivo geral apoiar e orientar destinos turísticos quanto à implementação de ações de gestão responsável, incentivando a adoção de boas práticas em sustentabilidade por gestores públicos, comunidade local e turistas.

A UFRN selecionou os municípios para participar do projeto e vai ajudar, dentre outras ações, no processo de elaboração dos Planos de Gestão Integrada (PGI), seguindo as diretrizes do Projeto Orla.

Plano de Gestão Integrada – PGI

É o instrumento resultado da metodologia do Projeto Orla que estabelece as ações e estratégias a serem adotadas pelo município para executar a gestão da sua orla, um dos requisitos do Termo de Adesão a Gestão de Praias – TAGP. O plano deve ser elaborado através de oficinas participativas com atores sociais locais.

Unidades de Planejamento

Regiões que serão contempladas na elaboração do PGI em São Sebastião:
UP1 – Da Praia do Pontal da Cruz até a Praia das Cigarras;
UP2 – Praia do Guaecá e Praia de Barequeçaba;
UP3 – Praia de Maresias e Praia do Paúba;
UP4 – Praia de Camburi e Praia de Boiçucanga;
UP5 – Praia da Baleia e Praia de Barra do Sahy.

ICC participa do Projeto Orla em São Sebastião

ICC participa do Projeto Orla em São Sebastião

Visitas aos locais das UPs, oficinas de diagnóstico e plenária foram as atividades desta primeira etapa. A UP5, na qual estamos incluídos, contou com a participação das associações de bairro, associação dos barqueiros e comunidade tradicional caiçara. O ICC, integrante deste grupo, registrou as demandas e problemas encontrados na orla das praias da Baleia e Barra do Sahy, reforçando a importância de um ordenamento de uso e ocupação do Portinho da Barra do Sahy pela comunidade tradicional caiçara, barqueiros e veranistas, e que sejam considerados neste diagnóstico os estudos e levantamentos de capacidade de carga da praia da Baleia.

A próxima etapa deste projeto ocorrerá em agosto, com o objetivo de construir um plano de ação de cada UP para os levantamentos das demandas e problemas diagnosticados na etapa I. Acompanhe os próximos passos em nosso site e redes sociais. Caso ainda não receba nossa newsletter mensal, entre em contato para se inscrever.

Leave a comment

0.0/5

Subscribe for the updates!

[mc4wp_form id="461" element_id="style-11"]

Subscribe for the updates!

[mc4wp_form id="461" element_id="style-11"]
× WhatsApp