O Instituto ajudou a retirar 2 toneladas de resíduos de manguezais do município. Manter o ambiente limpo também ajuda na preservação de animais de ambientes costeiros, foco do Instituto Argonauta, que acaba de inaugurar nova unidade em São Sebastião.
Preservar o meio ambiente e os ecossistemas da nossa região é prioridade do Instituto Conservação Costeira. Um dos focos é nos mangues do município, que são ricos ecossistemas para várias espécies.
Foi feito um balanço da ação de limpeza dos manguezais de São Sebastião, realizada em julho (leia mais aqui), e estima-se que foram retiradas 2 toneladas de resíduos do meio ambiente na ação, que contou com a participação de diversas ONGs que cuidam da sustentabilidade e do meio ambiente de São Sebastião, como o ICC vem fazendo desde 2013.
Com o balanço da ação ambiental, foi possível perceber que a ação alcançou um dos objetivos, que era desenvolver o interesse e o cuidado da população com o meio ambiente, trabalhando a educação ambiental junto aos munícipes sobre a importância dos os manguezais. Com isso, estima-se que a continuidade das ações será ainda mais eficiente.
O trabalho de preservação dos ambientes costeiros e terrestres realizado pelo ICC dá suporte à melhoria da qualidade dos ecossistemas essenciais para a sobrevivência da fauna local. Essa é uma preocupação do Instituto Argonauta, que tem a sua atuação ligada à preservação dos ambientes costeiros e marinhos, focando diretamente na fauna.
Pensando nisso, o Instituto inaugurou uma nova unidade de estabilização de animais marinhos em São Sebastião. A nova unidade fica na Praia Grande, conhecida como Balneário dos Trabalhadores, próximo à região central do município. O ICC esteve presente na inauguração da unidade, que servirá como um “pronto socorro” para os animais resgatados e que necessitem de cuidados no nosso município. Depois desse primeiro atendimento, eles podem ser conduzidos a um centro de reabilitação, até serem reintegrados à natureza.
Você pode fazer parte disso!
Quando encontrar um animal da fauna marinha ou costeira em situação de risco ou debilitado, entre em contato com o Instituto Argonauta para que ele possa receber o tratamento adequado. Os telefones do Instituto Argonauta são (12) 3833-4863 ou (12) 3833-5753.
Você também pode denunciar quando o mesmo ocorrer com o meio ambiente, ou seja, se presenciar alguma ocorrência que envolva supressão de vegetação ou uso inadequado dos recursos naturais costeiros e terrestres. Nesse caso, entre em contato com os órgãos municipais de sua região ou procure o ICC. Nosso email é contato@icc.eco.br.
Participe conosco do monitoramento do nosso território. Ajude-nos a cuidar e a preservar a beleza natural do nosso Litoral Norte.
1 Comment
Marilene menegaglia de Melo arruda
Os srs. Acham correto, deixar animal doméstico frequentar a praia?
Qual é o dano que isto ocasiona?
Em todo o litoral tem lei proibindo, pq isto não é cumprido.?