Conselho Municipal de Meio Ambiente de São Sebastião – COMAM – delibera sobre a compra de equipamentos para fortalecer a fiscalização ambiental e melhorar gestão de resíduos.
Na última reunião de 2018 do Conselho Municipal do Meio Ambiente em São Sebastião, realizada em dezembro no Observatório Ambiental Municipal, tivemos duas importantes deliberações que impactam positivamente o município nas questões ambientais.
Após análises e alinhamento de condicionantes entre sociedade civil e municipalidade, o COMAM aprovou a compra de equipamentos essenciais para o fortalecimento e avanço da fiscalização ambiental no município. A compra terá auxílio do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FUNDAM) e tornará possível ampliar o resultado da fiscalização em São Sebastião.
Nesta mesma reunião, visando a melhoria da gestão do resíduos municipais, foi aprovado com condicionantes a compra de duas picotadeiras para o melhor aproveitamento dos resíduos de poda, diminuindo assim os gastos com transporte e descarte em local inadequado. Dessa forma, a gestão deste resíduo torna-se mais eficiente e sustentável, de maneira que possa ser utilizado na agricultura local.
Além de resolver uma questão de gestão de resíduos, a ação ajuda a fortalecer o agricultor no litoral, melhorando a qualidade dos insumos e fortalecendo a agricultura familiar, que utiliza este resíduo como matéria prima na adubação do solo. Nós do ICC apoiamos decisões que tornam o município e a sociedade mais sustentável.