Seguindo a agenda de reuniões de colegiados, o ICC e a Câmara Técnica de Educação Ambiental do CBH-LN puderam refletir sobre o potencial da educação ambiental para transformar a nossa relação com o Planeta e seus recursos naturais.
O Dia da Terra surgiu em 22 de Abril de 1970, em um momento de agravamento da questão ecológica global, com a finalidade de criar uma consciência sobre os problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais necessárias para proteger o Planeta.
Aproveitando a ocasião e seguindo a agenda de reuniões de colegiados do qual fazemos parte, o ICC participou da reunião da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê de Bacias Hidrográfica do Litoral Norte. Um dia oportuno para trazer a reflexão sobre as ações de educação ambiental e a potencialidade que elas têm para as mudanças transformadoras em nossa relação com o Planeta e seus recursos naturais.
De maneira remota, a reunião contou com a participação de representantes de diversas instituições atuantes do Litoral Norte, incluindo Educamais, Funbea, Supereco, entre outras, e de representantes dos empreendimentos do setor de gás e petróleo.
Saiba mais sobre o Dia da Terra
Há exatos 50 anos, milhões de pessoas ocuparam as ruas em centenas de cidades nos Estados Unidos, protestando contra a poluição, o derramamento de petróleo nos oceanos e outras questões ambientais da época. Nascia assim o Earth Day, ou Dia da Terra, que passaria a ser lembrado todos os anos em 22 de abril. (Fonte: PNUMA Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).
Esta data no âmbito ambiental é utilizada para sensibilizar a população sobre o agravamento da questão ecológica global, ajudando a criar em cada um de nós uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade, esgotamento dos recursos naturais, entre outras preocupações ambientais. O objetivo é que possamos retardar e reduzir os danos ao meio ambiente, protegendo o nosso Planeta e garantindo a nós e às futuras gerações que possam desfrutar de um meio ambiente ecologicamente equilibrado.