COMAM cria Câmara Técnica para concentrar ações de Educação Ambiental e primeira ação é a implantação de Pontos de Entrega Voluntária de resíduos recicláveis em alguns locais do município de São Sebastião.
O Conselho Municipal de Meio Ambiente deliberou, no mês de setembro, a criação da Câmara técnica de Educação Ambiental, para melhorar o desenvolvimento e difusão das ações voltadas para a educação ambiental no município. O grupo é composto por membros da sociedade civil e do poder público, e se reuniu no último dia 12/09 para começar a colocar em pauta quais as ações ambientais podem ser desenvolvidas e colocadas em prática no município.
A proposta inicial é da implantação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em alguns locais do município. Os PEVs são locais públicos onde os moradores podem se desfazer de materiais recicláveis, depositando-os separadamente conforme os receptores colocados pelo município à disposição da sociedade. Os Pontos de Entrega Voluntária têm um papel extremamente importante na prática de separação do lixo para destinação final e reciclagem.
O PEV traz a oportunidade do descarte correto dos materiais recicláveis, trabalhando a conscientização ambiental e fomentando no cidadão a cooperação e o envolvimento em ações comunitárias benéficas ao meio ambiente, evitando descarte em vias públicas, praças e calçadas, que compromete a aparência urbana e contribui para alagamentos, enchentes e entupimento de bueiros. Esta é uma proposta que cuida do meio ambiente e gera renda.
O ICC está apoiando a criação e o fomento da educação ambiental no âmbito municipal, e tem ajudado a lapidar propostas como estas através da experiência desenvolvida com o tema. O Instituto fará parte deste grupo para contribuir com a sua experiência no desenvolvimento da educação ambiental como política pública, como já é vivenciado na APA Baleia Sahy em parceria com o Instituto Verdescola.