ICC investe em instalação de coletores de bitucas de cigarros na Vila Sahy e Praia da Baleia. Resíduos coletados serão destinados à reciclagem
O ICC contratou a empresa Poiato Recicla para ajudar na instalação de caixas coletoras de bitucas de cigarros na Praia da Baleia e Vila Sahy. O investimento do ICC é pioneiro nas praias de São Sebastião e reforça a preocupação do Instituto em buscar soluções inovadoras que ajudem a preservar o meio ambiente e manter a balneabilidade das praias. Além da instalação, a empresa fará a destinação correta dos resíduos mensalmente.
Segundo relatório da Poiato Recicla, primeira usina de reciclagem de resíduos de cigarro do Brasil, em fevereiro, primeiro mês de funcionamento do projeto na região, foram coletadas 195 bitucas, o equivalente a 0,078kg de resíduos. Segundo certificado da empresa, o material coletado será submetido a um processo de reciclagem na qual será transformado em massa celulósica, utilizando tecnologia 100% nacional desenvolvida pela Universidade de Brasília (UnB).
A problemática das bitucas
Além de ser o lixo mais comum do mundo, as bitucas de cigarro provocam sérios impactos ao meio ambiente. A cada 2 bitucas descartadas em nossas águas, é gerado o correspondente à poluição causada por 1 litro de esgoto. Com o resultado deste mês, os impactos ao meio ambiente foram minimizados, mas o sucesso do programa se dá pela colaboração dos usuários, preservando o meio ambiente e a saúde de todos.