ICC retomou atividades com estudantes da Escola Municipal Henrique Tavares, na Barra do Sahy, com foco na preservação e conservação ambiental da região.
Iniciamos novamente, no mês de abril, as atividades com a Escola Municipal Henrique Tavares, localizada na Barra do Sahy, que tem diversas premiações em categorias ambientais. Durante muito tempo, a escola foi reconhecida como a “escola do mangue”, por conta de suas atividades pedagógicas terem como principal objetivo o reconhecimento do território, sua preservação e conservação.
É com muita alegria que o ICC retoma essa parceria, que já vem de longa data, e agora foi conciliada com a volta às aulas presenciais.
Primeiramente, capacitamos e qualificamos o corpo docente da escola para que tenham autonomia para incluírem a APA Baleia Sahy em seu planejamento pedagógico. O principal objetivo desta parceria é que os estudantes da rede municipal se apropriem do território, criando, assim, uma rede de proteção e preservação da APA por meio de atividades pedagógicas desenvolvidas em campo. Nossa Unidade de Conservação é um território perfeito para estudos do meio, permitindo que o conhecimento dos alunos seja consolidado através de investigações práticas dos temas visto em sala de aula, metodologia já reconhecida como eficaz no aprendizado da educação ambiental.
Buscamos realizar atividades que integram diversas áreas do conhecimento, com a finalidade de criar condições para o desenvolvimento e construção de novos conceitos e habilidades, principalmente a da preservação e conservação ambiental. Na ocasião, o biólogo Fernando Almeida esteve conectado com os educadores para trazer uma experiência ainda mais rica.
O ICC se orgulha dessa parceria e dará o maior apoio para que a Escola Henrique Tavares se torne referência em educação ambiental na rede pública de São Sebastião. Nosso objetivo, quem sabe em um futuro próximo, é expandir o modelo de parceria para todas as escolas do Município.