Instituto interviu junto à EDP, responsável pelo fornecimento da energia local, após crescente mortalidade de Preguiças na rede elétrica da Praia da Baleia.
O ICC protocolou junto à EDP um ofício requerendo a apresentação do Plano de Ação de resgate de Fauna ou programa similar da empresa para o município de São Sebastião. Além disso, solicitou que a empresa apresentasse uma solução eficaz que melhore a comunicação entre a empresa e a sociedade civil por meio de seus canais de atendimento.
O motivo do pedido está relacionado com a crescente mortalidade da espécie Bradypus variegatus (Preguiça), comum nas ruas e avenidas da Praia da Baleia, em São Sebastião. Durante os meses de julho e agosto de 2021, houve um aumento significativo do aparecimento desta espécie nas avenidas da Praia da Baleia, geralmente em dias de temperaturas elevadas ou tempo muito seco.
O Instituto Conservação Costeira foi procurado por moradores, turistas e pela Associação de bairro da Praia da Baleia (SABALEIA) para auxílio e orientação sobre o resgate desta espécie, visto que os acionamentos pelos meios de comunicação da EDP Bandeirantes não foram suficientes para um atendimento, resgate ou orientação por parte da empresa. Somente nestes dois meses, houve 3 (três) óbitos de indivíduos desta espécie que se encontravam nos fios de distribuição de energia elétrica da Av. Debli Luíza Derani e foram eletrocutados. Alguns chamados foram abertos, mas sem retorno. Por isso o ICC, representando a sociedade civil, está interpondo este pedido e aguardando retorno da EDP.