ICC apoia o uso sustentável da APA Baleia Sahy e demais unidades de conservação do município por comunidades tradicionais e empresas de ecoturismo
O Instituto Conservação Costeira, representado pelo biólogo Edson Lobato, se reuniu no dia 16 de maio com a Prefeitura Municipal de São Sebastião, Instituto de Ensino Raízes e Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (CEBIMar) para tratar de questões relacionadas ao plano de manejo da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte (APAMLN) e Área de Relevante Interesse Ecológico de São Sebastião (ARIE). O tema central do debate foi a conservação das áreas costeiras e de proteção ambiental e a manutenção das atividades dos pescadores artesanais.
Os dois temas remetem à proposta do desenvolvimento de economias criativas e preservação da cultura tradicional de pescadores artesanais, desde que que estejam alinhadas com a conservação ambiental. A ideia é trabalhar de uma forma socialmente justa e economicamente viável, porém de forma sustentável para o meio ambiente.
Ainda no mês de maio, no dia 22, aconteceu outra reunião na mesma temática, desta vez com a participação do Parque Estadual Serra do Mar, Núcleo de São Sebastião (PESM-NSS) e agências e operadoras de ecoturismo na região. O objetivo foi definir a estruturação de trilhas de ecoturismo que vão abranger diversas unidades de conservação do município, incluindo a APA Baleia Sahy. Mais uma ação que visa a economia criativa e turismo sustentável na região, com apoio do ICC.