O objetivo dos geradores é garantir o funcionamento do bombeamento da Estação de Tratamento de Esgoto e evitar novos derramamentos no Rio Sahy e contaminação das Praias da Baleia e Barra do Sahy
No dia 16 de maio, recebemos a notícia da chegada de geradores de energia na Estação de Tratamento e Esgoto (ETE) da Baleia. A chegada e instalação destes geradores é uma grande conquista para a comunidade a ser comemorada por todos os que, nos últimos anos, foram impactados pelas falhas e mal funcionamento do equipamento da Sabesp na região. A vitória é fruto de uma jornada que se iniciou há seis anos e teve apoio do Instituto Conservação Costeira em defesa da comunidade e meio ambiente.
Em meados de 2013, o mal funcionamento operacional do equipamento responsável por bombear o esgoto na ETE da Baleia causou o derramamento de mais de 10 mil litros de esgoto in natura no Rio Sahy, prejudicando a balneabilidade do rio e das praias da região e colocando em risco a fauna e flora da APA Baleia Sahy e a saúde dos moradores e frequentadores da região. A situação foi denunciada pelo ICC e tornou-se alvo do Inquérito Civil nº 14.0677.0001746/2013-2 no Ministério Público – GAEMA – Núcleo Litoral Norte.
Entenda o caso
Durante os cinco anos seguintes a este primeiro derramamento de esgoto, houve diversas novas ocorrências de vazamento de esgoto, cada vez que o fornecimento de energia era interrompido na região. Isso porque, por falta de um gerador, o bombeamento de esgoto pela estação era interrompido e acabava escorrendo in natura para o Rio Sahy. Como já citamos em matéria anterior – clique aqui para ler -, essas ocorrências acabaram comprometendo a balneabilidade do rio e das praias, prejudicando a fauna local e colocando em risco a saúde dos moradores e frequentadores da APA Baleia Sahy, Praia da Baleia e Barra do Sahy.
No início de 2019, após nova ocorrência com vazamento de esgoto no Rio Sahy, o ICC juntou uma nova denúncia ao Ministério Público requerendo diversas providências a Sabesp, que é responsável pela ETE. Entre elas, vistorias na rede, estações de bombeamento e elevatória, para fins de constatar o perfeito funcionamento da ETE, a mitigação dos danos causados e na área, a realização de campanhas ambientais, visando fomentar maior número de ligações na rede da Barra do Sahy e, por fim, a instalação de gerador de energia, para fins de evitar paralisação do bombeamento e consequente despejo de esgoto na área da APA.
Próximos passos
A Sabesp informou que está sendo feita a passagem do cabeamento para que dois dos quatro geradores possam ser instalados muito em breve.
O ICC conta com apoio das associações de bairro, Sabaleia e SABS, para estas ações, e continuará cobrando o retorno das demais providências requeridas à Sabesp, em benefício do meio ambiente, da sociedade civil e da APA Baleia Sahy. Nosso objetivo é que as gerações presentes e futuras possam desfrutar de um meio ambiente preservado e equilibrado na região.
1 Comment
Ricardo Leça
Parabenizo a SABS e o ICC por mais esta conquista dos geradores. Mas e quanto a água? Até quando vamos ter que comprar água de terceiros, sem garantia de tratamento algum? Sei que é outra questão de difícil resolução, mas a SABS e o ICC devem estar batalhando junto ao ministério púbico para conseguir mais esta vitória para todos nós, não tenho dúvidas, daí a sugestão de que a SABS junto ao ICC publiquem tambem os esforços que vem sendo feitos e que acredito sejam realmente enormes, para que com a informação correta, cada um de nós possamos contribuir para que a SABESP nos entregue o que é um dever do Estado e da empresa. Obrigado pelas conquistas para toda nossa região, que é de todo o povo brasileiro.