Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé
Vila Sahy permanece sem invasões fora do perímetro congelado pelo terceiro ano consecutivo

ICC comemora três anos sem invasões fora do perímetro congelado da Vila Sahy, tendo em vista que, nos 10 anos anteriores, o núcleo havia crescido mais de 64%

Um dos projetos do ICC é a contenção do crescimento desordenado e suas consequências. Para isso, executa mensalmente monitoramento aéreo, terrestre e interface com Polícia Ambiental e Fiscalização Ambiental, entre outros setores.

É de extrema importância que as áreas congeladas, que chamamos de ZEIS (zonas especiais de interesse social), permaneçam como estão, para que o Poder Público Municipal e Estadual possa realizar a reurbanização e regularização fundiária destes núcleos. Sem o efetivo congelamento do perímetro, não há como se proceder a regularização.

Geralmente, as áreas de ZEIS têm em seu interior áreas de preservação permanente e áreas de risco. Se essa população já sofre com a falta de infraestrutura nestes núcleos, que ocasiona alagamentos e uma série de problemas, a situação se agrava ainda mais se estes perímetros não forem congelados e continuarem em expansão.

Na Vila Sahy, conseguimos controlar a situação e tivemos apenas construções dentro do perímetro nos últimos três anos. De 2015 a 2018, tivemos uma única construção fora do perímetro, enquanto foram realizadas 39 obras dentro do perímetro congelado.

Vila Sahy permanece sem invasões fora do perímetro congelado pelo terceiro ano consecutivo

Considerando que nos últimos 10 anos o núcleo cresceu mais de 64%, consideramos uma vitória manter este perímetro congelado e sem novas invasões por três anos consecutivos. Isto só foi possível graças à parceria com a Prefeitura Municipal de São Sebastião, no modelo de cogestão inovador proposto pelo ICC.

Temos ainda muito a avançar, principalmente buscando soluções para drenagem, urbanização e esgotamento sanitário, mas a equipe do ICC comemora os dados e segue buscando alternativas e fontes de recursos para que a reurbanização possa ocorrer nestes núcleos.

4 Comente

  • Levon Sevzatian
    Postou 3 de maio de 2018 no 06:01

    Muito bom este tipo de trabalho.
    Ele alcança outras áreas em outras praias ?

  • Juliana Alvim
    Postou 22 de fevereiro de 2023 no 05:49

    Meus pêsames a todos os entes queridos que perderam a vida nessa tragédia!

  • Rosana
    Postou 23 de fevereiro de 2023 no 15:20

    Vim parar aqui, nesta página, após o q aconteceu na Vila. Como será que ficam os estudos após essa tragédia?

Deixe um comentário

0.0/5

Subscribe for the updates!

Subscribe for the updates!

× WhatsApp