Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé
ICC segue atuando em conselhos gestores de entidades como a Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte, Conselho Municipal de Turismo e Conselho Consultivo de Alcatrazes, junto ao ICMBio.

ICC segue atuando em conselhos gestores de entidades como a Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte, Conselho Municipal de Turismo e Conselho Consultivo de Alcatrazes, junto ao ICMBio.

Aconteceu no dia 8 de junho, em Caraguatatuba, a eleição do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte – APAMLN – para o biênio de 2018/2020. O Instituto Conservação Costeira, que já fazia parte do conselho no biênio anterior, segue neste biênio vigente, como representante de entidades ambientalistas no segmento da sociedade civil, contribuindo nesse foro participativo regional como parceiro estratégico na defesa do meio ambiente.

Entre outros atributos, a APA Baleia Sahy está na mesma categoria de manejo e se conecta com a APAMLN e o Parque Estadual Serra do Mar, criando um Corredor Ecológico de Unidades de Conservação. Por se tratar de um Conselho Regional do Litoral Norte, o ICC acumula experiência em sua atuação estratégica no processo de Gerenciamento Costeiro Zoneamento Ecológico e Econômico – GERCO-ZEE, representando as entidades da sociedade civil da região nos Planos de Ação e Gestão da Secretaria do Meio Ambiente de São Sebastião.

Com a nova eleição, o ICC garante a participação direta no encaminhamento de diretrizes que visam a manutenção e a qualidade do meio ambiente e de vida da população de toda região do Litoral Norte e da APA Baleia Sahy.

Conselho discute abertura de Alcatrazes para visitação

No dia 14 de junho, aconteceu em São Sebastião nova reunião do Conselho Consultivo de Alcatrazes. Nessa reunião, além da posse dos novos conselheiros, iniciaram-se as discussões sobre a abertura do Refúgio para visitação, assim como os ajustes finais para a liberação das visitas, entre outras questões como a Etapa 3 do Pré-Sal e GEF mar.

O ICC, que compõe e participa ativamente deste Conselho, esteve presente contribuindo com as discussões e reforçando os laços entre as duas instituições, que têm como foco a defesa do meio ambiente e a conservação e uso sustentável da Unidade de Conservação gerida pelo ICMBio.

Turismo sustentável em São Sebastião

Este mês, o ICC também esteve presente na reunião do Conselho Municipal de Turismo, realizada no dia 07 de junho, em Maresias, que contou com a presença do Prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, para discutir as diretrizes do turismo no município.

O ICC apresentou uma demanda acerca de revisão da legislação sobre ecoturismo na região, e foi prontamente atendido pelo mandatário municipal, que entregou em mãos o processo de revisão dessa legislação para críticas e sugestões.

Os representantes do ICC também se manifestaram acerca da importância do desenvolvimento de turismo sustentável na APA Baleia Ssahy, como uma Unidade de Conservação com ecossistemas diferenciados e importante biodiversidade.

Deixe um comentário

0.0/5

Subscribe for the updates!

Subscribe for the updates!

× WhatsApp