Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé
Programa de Comunicação do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte

ICC participa de Programa de Comunicação do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte para tratar do aumento da demanda hídrica e da situação das bacias hidrográficas da região.

No dia 30 de outubro, aconteceu em São Sebastião um encontro promovido pelo Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FUNBEA) em parceria com o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN). Realizado no Villa’L Mare Hotel, em Maresias, o evento tratou da gestão dos recursos hídricos da região e do início da construção do Programa de Comunicação Social do CBH-LN.

A situação das bacias hidrográficas do litoral pede atenção. O acelerado ritmo de crescimento populacional somado à vocação turística e à existência de grandes empreendimentos na região refletem no aumento da demanda hídrica urbana em, ao menos, 140% desde 2010. E o fornecimento público de água não está acompanhando este crescimento, como aponta o relatório e Plano de Bacias Hidrográficas do período de 2016-2019. Outro ponto importante tratado foi a qualidade hídrica, visto que há falta de rede coletora de esgoto em grande parte do município e na região. Segundo a SEADE (2005) e a SABESP, apenas 46% da população do Litoral Norte está ligada à rede de esgoto.

Com uma programação e metodologia de círculo de culturas, biomapa, roda de conversa, estrutura pedagógica e pesquisa de percepção, todos os participantes deste encontro foram provocados a perceberem a complexidade que envolve a questão hídrica local. Assim, puderam criar uma pesquisa que será aplicada visando conhecer com mais detalhes questões sociais e ambientais sobre a população residente.

Diversas instituições do Litoral Norte, entre sociedade civil organizada, representantes de instituições ambientais e associações, tiveram a oportunidade de trocar experiências e fortalecer as ações conjuntas, visando a qualidade de vida na região. Parte do encontro foi voltado para a política pública, o CBH-LN e suas perspectivas de ação na gestão dos recursos hídricos.

Com a participação de representantes do comitê, os participantes puderam tirar dúvidas quanto ao financiamento de projetos, possibilidades para atuar com propostas de gestão das águas e em áreas como educação ambiental, agroecologia, entre outras.

Para o ICC, é fundamental a participação nestes encontros, pois além de produzir conhecimento e fazer parte do Conselho do Comitê de Bacias Hidrográficas, é uma grande oportunidade para capacitar-se e conhecer meios de financiamento de Projetos para o desenvolvimento das ações na APA Baleia Sahy.

Deixe um comentário

0.0/5

Subscribe for the updates!

Subscribe for the updates!

× WhatsApp