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Produção científica para jovens e educação ambiental ICC e ETEC SS

ICC e Verdescola incentivam interesse em pesquisa e mundo acadêmico em estudantes do curso de agenciamento de viagens da ETEC São Sebastião por meio da produção de guias ambientais da APA Baleia Sahy.

De volta após o recesso escolar de julho, retomamos as atividades de produção científica junto aos estudantes do 2º ano do curso de Agenciamento de Viagens da ETEC de São Sebastião. Com a turma descentralizada, instalada na sede do Instituto Verdescola, estão sido desenvolvidos guias ambientais relacionados à APA Baleia Sahy, seguindo todos os protocolos e metodologias de iniciação científica.

As atividades desenvolvidas contam com o apoio do Instituto Verdescola e trabalham um complemento de conteúdo ambiental para os alunos matriculados no curso de Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM).

Este material produzido pelos estudantes será apresentado na Semana Cultural e Tecnológica do Centro Paula Souza, que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de outubro na sede da FATEC/SS para estudantes universitários e também da rede pública de ensino do município de São Sebastião.

O objetivo deste trabalho é gerar conteúdo e dados científicos referente à APABS, o que nos dá mais embasamento técnico para a sua proteção e preservação. Além, é claro, de ajudar a despertar nos estudantes o interesse pelo mundo acadêmico.

Atividade de integração

Uma maneira de tornar mais leve o aprendizado dos alunos é mesclar com brincadeiras lúdicas, sempre com o objetivo da proteção e preservação da APA Baleia Sahy. Com isso, também em parceria com a ETEC e Verdescola, como atividade de integração entre estudantes, professores e coordenadores, os participantes puderam conhecer um pouco mais da APA através de um jogo da memória criado pela equipe do ICC.

Por meio do jogo, conseguimos trabalhar questões complexas e que se inter-relacionam, como o perímetro da APA, as regras de uso dessa Unidade de Conservação, os animais e plantas que ali habitam, entre outras questões relacionadas tanto à biodiversidade, como questões sociais e impactos no meio ambiente, assim como a cogestão desta importante unidade de conservação do município.

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