Com resultados expressivos nos últimos 4 anos, o modelo de contenção de crescimento desordenado do ICC vem obtendo sucesso contra construções irregulares e ocupações em áreas ambientalmente frágeis
No dia 12 de abril de 2018, a advogada Fernanda Carbonelli foi convidada a expor, perante a Câmara Municipal de Ilhabela, o modelo inovador de contenção do crescimento desordenado instituído pelo ICC no entorno da APA Baleia Sahy.
Apresentada em audiência pública, a experiência do ICC foi inspiradora e aplaudida pelos presentes, como um modelo de sucesso na contenção de construções e ocupações em áreas ambientalmente frágeis.
O Litoral Norte cresceu 880% na última década em assentamentos precários, e a previsão de crescimento é ainda maior. “Se não nos unirmos em uma gestão efetiva para a solução deste crescimento, vamos perder esta guerra”, afirmou a advogada.
Mesmo com este cenário de crescimento, conseguimos manter a APA intacta de invasões por 4 anos consecutivos. A Vila Sahy, uma das maiores comunidades da região, teve apenas uma única construção fora do perímetro nos últimos 3 anos. Estes dados demonstram que é possível conter o crescimento em núcleos de preservação ambiental e buscar a reurbanização, para a melhoria da qualidade de vida da população.