Instituto se propôs a custear um estudo técnico para que as demanda de barqueiros e pescadores da região sejam atendidas sem causar impactos negativos ao meio ambiente.
Na manhã do dia 12 de agosto, o ICC realizou uma vistoria na foz do Rio Sahy, local onde a Prefeitura de São Sebastião estava realizando um trabalho para melhorar a navegabilidade na foz, a pedido de barqueiros e pescadores que realizam suas atividades no local.
O ICC contactou seu corpo técnico e contou com a expertise do oceanógrafo Rafael Bonanata, formado em oceanografia e frequentador da Barra do Sahy desde a infância. Em uma verdadeira aula, o oceanógrafo explicou para a comunidade, funcionários da Prefeitura e frequentadores do local que é necessário compatibilizar a atividade financeira dos barqueiros e pescadores com a preservação ambiental. Neste contexto, o ICC se propôs a custear o estudo técnico a ser realizado para a atender a demanda da comunidade sem causar impactos negativos ao meio ambiente.
Na qualidade de co-gestor da APA Baleia Sahy, o ICC entende e apoia a demanda da comunidade que utiliza do Rio Sahy como fonte de subsistência. Entretanto, é necessário que seja realizado um estudo técnico a fim de que a melhoria da navegabilidade não impacte na dinâmica costeira local. Este estudo está sendo orçado para que seja providenciado e una a demandas sociais com as ambientais.
Há 7 anos, o ICC atua na co-gestão da APA de maneira protagonista e atuante no território, ouvindo e atendendo às demandas locais, além de exercer monitoramento e pesquisa, aferição da qualidade da água do rio, receber denúncias de extravasamento de esgoto, e promover melhorias na balneabilidade das praias, e ações de educação ambiental.