No dia 5 de outubro, aconteceu o Encontro de Observadores de Aves na APA Baleia Sahy. Entenda a importância da data para o equilíbrio ecológico.
No dia 05 de outubro é comemorado o “Dia da Ave”. A data comemorativa foi instituída pelo Decreto nº 63.234, de 12 de setembro de 1968 e foi revogado pelo Decreto 9.675, de 03 de outubro de 2002, assinado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso. Além da data de 5 de outubro, o decreto definiu também o símbolo do “Dia das Aves” como o Sabiá, considerada a Ave Nacional do Brasil.
O Brasil é o terceiro país do mundo em variedade de aves. Porém, há décadas, várias espécies de aves vêm sofrendo grandes impactos pelo intenso tráfico de animais silvestres ou pelo desmatamento de grandes florestas. A perda do habitat é um dos grandes fatores pelo qual inúmeras espécies estão desaparecendo.
As aves são extremamente necessárias ao equilíbrio ecológico, além da beleza de sua plumagem e de seu canto, as aves são grandes amigas da humanidade. Por isso, é um dever de todos amá-las e protegê-las. Um modo de proteger as aves e evitar que cheguem à extinção é cuidar de manter o seu ambiente natural.
As Unidades de Conservação foram criadas para a conservação e preservação de ecossistemas, e muitos deles abrigam inúmeras espécies, principalmente aves, em sua maioria ameaçadas de extinção. Precisamos proteger as aves contra os caçadores, que fazem das caçadas um esporte ou que, por ignorância, matam milhares de aves para consumo e comercialização, sem compreenderem que estão tornando mais difícil e mais triste a vida das novas gerações.
O ICC tem em seu programa de Educação Ambiental o fomento ao turismo de observação de aves, conhecido internacionalmente como birdwatching, formando jovens guias da região, gerando renda para as comunidades ao redor da APA Baleia Sahy e atraindo cada vez mais o turismo ecológico.