O evento do dia 22 de agosto foi emblemático na Vila Sahy. O local que foi o epicentro do desastre socioambiental do ano passado, com 64 vidas perdidas, principalmente em áreas de risco, recebeu a Oficina para Redução de Riscos, onde foram discutidas ações para proteger as comunidades expostas aos perigos e vulnerabilidades frente às mudanças climáticas.
A oficina está inserida no Pilar Social do Projeto Restaura Litoral Norte, realizado pelo ICC, que busca por meio de oficinas participativas, envolver as comunidades que estão sendo contempladas com a restauração ambiental pós tragédia para a criação de modelos de desenvolvimento sustentável.
Durante a Oficina, houve o Lançamento do Atlas para Redução de Risco do Litoral Norte, elaborado pelo IPA (Instituto de Pesquisas Ambientais), destacando as áreas de risco e locais de segurança da Bacia Hidrográfica do Rio Sahy. O lançamento dos mapas ocorre no âmbito dos Planos de Ação e Gestão do Grupo de Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte (GERCO), composto por instituições não governamentais, como o Instituto Conservação Costeira (ICC) e Instituto Educa Brasil, e governamentais, como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Infraestrutura – SEMIL, o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Defesa Civil e as Prefeituras Municipais do Litoral Norte de SP.
O evento contou também com a participação de estudantes da ETEC do Projeto Escolas Seguras, que compartilharam seus trabalhos sobre Educação para Redução de Riscos e Educação Climática, trazendo o seu conhecimento adquirido para a comunidade presente. O projeto é realizado pelo ICC com o objetivo de educar os jovens para a prevenção dos riscos de desastres.
Assista um vídeo sobre o evento: https://youtu.be/iGKay3fxwQM