Este ano, ICC realizou ações conjuntas na APA Baleia Sahy, em São Sebastião, e no Rio Pinheiros, em São Paulo, coletando resíduos e evitando que cheguem ao oceano.
Aconteceu no dia 17 de setembro mais uma ação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP). O DMLRP é uma ação organizada mundialmente pela ONG americana The Ocean Conservancy, desde 1986, e busca promover a educação ambiental e a mudança de hábitos relacionada ao descarte de resíduos que, por negligência humana, acabam indo parar no oceano.
Em nosso município, este ano a ação aconteceu na praia da Barra do Sahy, no manguezal e no Rio Sahy, todos dentro do perímetro da APA Baleia Sahy. A ação deste ano teve a parceria da SABS, da ETEC São Sebastião (núcleo descentralizado localizado no prédio do Instituto Verdescola) e de parceiros locais com o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo e a importância da preservação ambiental. Na ocasião, pudemos determinar os principais resíduos coletados e quantifica-los, comparando com os dados dos anos anteriores.
Os dados obtidos quando comparados com os anos anteriores (2020 e 2021), anos de auge da pandemia, demonstram que a quantidade total de lixo descartado de modo inadequado diminuiu. Isso está relacionado à gestão das praias realizada pelas associações locais, associados ao programa de educação ambiental do Instituto Conservação Costeira (ICC), que fomenta a conservação e preservação ambiental na APA Baleia Sahy e seu entorno.
Esse ano, também de maneira inédita, o ICC realizou uma ação nas margens do rio Pinheiros, em parceria com a Comissão do Meio Ambiente da OAB/PINHEIROS, onde em menos de 2 km foi retirado mais de 9 kg de resíduo, que certamente teriam como destino final os oceanos.