Nossa equipe de monitoramento e fiscalização realizou vistoria e coletou amostras de vazamento ocorrido no dia 27 de março para averiguação
A preservação das áreas que margeiam nossos recursos hídricos é indispensável, pois interfere na disponibilidade e qualidade da água para toda a população. Nesse sentido, desde 2013, o ICC protocolou diversas denúncias perante a SABESP, sempre amparado em análises e laudos técnicos, visando a melhoria de nossa ETE em questão de atendimento e operacionalidade, para que não ocorra do esgoto da população ir parar nos rios da região (Negro e Sahy).
São anos árduos de batalhas judiciais com algumas vitórias significativas como, por exemplo, a liminar que obriga a SABESP a realizar uma série de ações corretivas, preventivas, fiscalizatórias, sob pena de multas, o que foi um grande passo para nossa região em quesitos sociais e ambientais.
Porém, no dia 27 de março (um domingo), recebemos uma denúncia dos moradores do bairro Baleia Verde sobre um possível vazamento de esgoto na ETE Baleia Sahy. Em vistoria no local para uma análise visual e coleta de amostra do vazamento, que iniciou às 9h30 na própria estação e subsequentemente nas “bocas de lobo” da Av. Adelino Tavares, próximo ao número 170 – Praia Barra do Sahy, continuando até o período noturno.
Seguiremos em constante monitoramento para que as falhas operacionais sejam reduzidas na operação desta ETE e que sejam tomadas medidas cabíveis pelos órgãos competentes, visando a qualidade ambiental e de vida das comunidades vizinhas.