Projeto de mestrado tem como foco manguezais do Litoral Norte, incluindo a APA Baleia Sahy, um dos únicos remanescentes preservados do município.
Em parceria com grandes universidades, estamos realizando e acompanhando algumas pesquisas e projetos, visando sempre a preservação e o desenvolvimento sustentável da APA Baleia Sahy com amparo técnico científico. É também uma maneira de fomentar a pesquisa comunitária junto aos jovens habitantes de comunidades do nosso entorno.
Um desses projetos é o da mestranda Danielle Ogata, vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus Sorocaba, dentro do Programa de Mestrado de Planejamento e Uso de Recursos Renováveis (PPGPUR). O Projeto tem como objetivo principal a análise comparativa dos mais significativos remanescentes de manguezal da região do Litoral Norte, e claro que a APA Baleia Sahy não ficaria de fora, pois se trata de um dos únicos remanescentes de manguezal preservado do município.
Dentro do projeto estão sendo propostos diversos estudos paralelos dentro das formações de manguezal localizada dentro da APA Baleia Sahy, incluindo:
- Análise fitossociológica da comunidade remanescente;
- Estimativa da produtividade bruta da comunidade;
- Avaliação da salinidade intersticial;
- Análise espaço temporal dos remanescentes;
- Temperatura da água e sedimento;
- Análise do sedimento;
- Análise de água;
- Análise de luminosidade (dossel).
Além do estudo de campo da comunidade remanescente de manguezal, este projeto de mestrado prevê também a contribuição participativa da comunidade, com o intuito de envolver ativamente crianças, jovens e adultos da comunidade interessados na participação em ações intensas de educação ambiental, envolvendo-os nas análises e coleta de materiais fomentando sempre a autonomia e participação da comunidade nas atividades realizadas na APA Baleia Sahy.