A partir de agora, todas as ações do ICC estarão alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, metas globais da ONU por um planeta melhor, especialmente no que diz respeito ao meio ambiente e sustentabilidade. Entenda.
Iniciamos o mês de outubro com a adesão à Estratégia ODS. Trata-se de uma coalização que reúne organizações representativas da sociedade civil, do setor privado, de governos locais e da academia com o propósito de ampliar e qualificar o debate a respeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. São 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que envolvem ações contra a pobreza, pela proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.
Quem faz parte da Estratégia ODS tem a missão de mobilizar, discutir e propor meios de implementação efetivos para essa Agenda em prol de um planeta melhor.
A partir de agora, o ICC passará a integrar os ODS nas ações que desenvolve, ampliando o conteúdo e temas sobre os Objetivos, principalmente os diretamente relacionados ao meio ambiente, como:
ODS 6 – Água potável e Saneamento;
ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis;
ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima;
ODS 14 – Vida na Água;
ODS 15 – Vida Terrestre.
A Estratégia ODS é uma iniciativa que nasceu da necessidade de engajar e conscientizar atores-chave da sociedade a respeito de seu papel e dos esforços necessários para que o cumprimento dessa Agenda no país seja efetivo até 2030, meta estabelecida globalmente. A Agenda 2030 é um plano de ação global para mudar o mundo até 2030. Saiba mais em http://www.agenda2030.org.br/sobre/ .
O documento adotado na Assembleia Geral da ONU em 2015, “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, é um guia para as ações da comunidade internacional nos próximos anos. É também um plano de ação para todas as pessoas do planeta que foi coletivamente criado para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030.
A adesão à Estratégia ODS, faz com que o ICC ajude a zelar para que o entendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável vá além de meras aspirações e boas intenções, ou seja, que a agenda com todas as suas complexidades seja objeto de diálogos e esforços conjuntos, e que os objetivos e princípios que os fundamentam sejam enraizados nas ações e condutas gerais de todos os atores da sociedade.
Acompanhem as mídias do ICC, onde passaremos a falar mais sobre os ODS, explicando como tudo começou, quais são as metas até 2030 e como você pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta, começando pela nossa região.