O Projeto Restaura Litoral, crealizado pelo Instituto Conservação Costeira (ICC), foi selecionado como finalista do Troféu Seriema 2025 na categoria Biodiversidade, que reconhece iniciativas de excelência em conservação, restauração e proteção dos ecossistemas brasileiros. A indicação reflete a relevância técnica, ambiental e social de um trabalho inovador que vem transformando a recuperação das áreas atingidas pelos deslizamentos de 2023 no Litoral Norte de São Paulo.
O Restaura Litoral se destaca por unir tecnologia, ciência e mobilização social: o ICC utiliza drones e sementes de espécies nativas para acelerar a regeneração da Mata Atlântica em trechos de encosta de difícil acesso, ao mesmo tempo que promove a ações e oficinas educativas em escolas em educação climática para redução de riscos e desastres.
O projeto nasceu após a maior chuva já registrada no Brasil em 24 horas, com o propósito de restaurar o território, apoiar as comunidades atingidas e fortalecer a educação para redução de riscos. A realização do Restaura Litoral só é possível graças a uma ampla rede de parceria entre sociedade civil, empresas e poder público.
Entre os principais apoiadores estão: Concessionária Tamoios, Gerando Falcões, Atlântica Consultoria Ambiental, Ambipar, além do apoio institucional da Fundação Florestal, CETESB, Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de São Sebastião.
Ser finalista na categoria Biodiversidade reforça o caráter inovador, colaborativo e transformador do projeto, que tem contribuído para acelerar a recuperação ambiental e fortalecer a resiliência do território.

