No sábado, dia 30 de novembro, os alunos da disciplina Ecologia Vegetal Aplicada à Restauração Ecológica, do Curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), participaram de uma visita técnica ao projeto Restaura Litoral Norte, realizado pelo Instituto Conservação Costeira (ICC).
A atividade foi conduzida em uma das áreas em processo de restauração ecológica na Vila, afetada pelos deslizamentos de terra durante a tempestade histórica de fevereiro de 2023. O objetivo da visita foi oferecer uma experiência prática e complementar à formação acadêmica dos 15 alunos participantes, aprofundando os conceitos de diagnóstico ambiental, planejamento e execução de projetos de restauração.
Durante a visita, foi apresentado o como foi feito o diagnóstico inicial da área afetada, que incluiu o uso de drones para mapeamento e análise das condições do solo. Foi abordado como a escolha de espécies nativas para a semeadura foi feita com base nas características ecológicas locais e a metodologia utilizada para a recuperação das cicatrizes causadas pelos deslizamentos, priorizando a aceleração da regeneração natural e a conservação do bioma Mata Atlântica.
Além disso, foi uma oportunidade para os alunos discutirem os desafios enfrentados e os aprendizados adquiridos ao longo do processo, desde a concepção do projeto até a sua implementação.
A visita também visou fomentar o interesse dos futuros biólogos na restauração ecológica como ferramenta essencial para a mitigação de impactos ambientais e conservação de ecossistemas.