ICC participa de Programa de Comunicação do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte para tratar do aumento da demanda hídrica e da situação das bacias hidrográficas da região.
No dia 30 de outubro, aconteceu em São Sebastião um encontro promovido pelo Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FUNBEA) em parceria com o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN). Realizado no Villa’L Mare Hotel, em Maresias, o evento tratou da gestão dos recursos hídricos da região e do início da construção do Programa de Comunicação Social do CBH-LN.
A situação das bacias hidrográficas do litoral pede atenção. O acelerado ritmo de crescimento populacional somado à vocação turística e à existência de grandes empreendimentos na região refletem no aumento da demanda hídrica urbana em, ao menos, 140% desde 2010. E o fornecimento público de água não está acompanhando este crescimento, como aponta o relatório e Plano de Bacias Hidrográficas do período de 2016-2019. Outro ponto importante tratado foi a qualidade hídrica, visto que há falta de rede coletora de esgoto em grande parte do município e na região. Segundo a SEADE (2005) e a SABESP, apenas 46% da população do Litoral Norte está ligada à rede de esgoto.
Com uma programação e metodologia de círculo de culturas, biomapa, roda de conversa, estrutura pedagógica e pesquisa de percepção, todos os participantes deste encontro foram provocados a perceberem a complexidade que envolve a questão hídrica local. Assim, puderam criar uma pesquisa que será aplicada visando conhecer com mais detalhes questões sociais e ambientais sobre a população residente.
Diversas instituições do Litoral Norte, entre sociedade civil organizada, representantes de instituições ambientais e associações, tiveram a oportunidade de trocar experiências e fortalecer as ações conjuntas, visando a qualidade de vida na região. Parte do encontro foi voltado para a política pública, o CBH-LN e suas perspectivas de ação na gestão dos recursos hídricos.
Com a participação de representantes do comitê, os participantes puderam tirar dúvidas quanto ao financiamento de projetos, possibilidades para atuar com propostas de gestão das águas e em áreas como educação ambiental, agroecologia, entre outras.
Para o ICC, é fundamental a participação nestes encontros, pois além de produzir conhecimento e fazer parte do Conselho do Comitê de Bacias Hidrográficas, é uma grande oportunidade para capacitar-se e conhecer meios de financiamento de Projetos para o desenvolvimento das ações na APA Baleia Sahy.