Realizado nos dias 1º e 2 de outubro, evento reuniu representantes das quatro cidades do Litoral Norte e tratou do Turismo Sustentável, abordando boas práticas e soluções para os desafios da sazonalidade
O Instituto Conservação Costeira participou, entre os dias 1º e 2 de outubro, do V Fórum Regional de Educação Ambiental (ForEA). Realizado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), o evento tem parceria com as prefeituras dos quatro municípios do Litoral Norte – Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Além da participação na organização do evento, o ICC foi convidado a participar do primeiro período do fórum, que tratou do Turismo Sustentável – boas práticas e soluções para os desafios da sazonalidade.
A participação do ICC contou com a presença do biólogo Edson Lobato, que trouxe como tema “O Protagonismo social na criação e gestão participativa de UCs municipais: parcerias e fortalecimento dessa iniciativa para sua replicação no Litoral Norte”. Nesta mesa de debate, participaram também Miguel Nema Neto, Engenheiro Ambiental e Gestor do Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar, Unidade de Conservação (UC) da Fundação Florestal no Litoral Norte; o empresário Ricardo Augusto, que abordou o tema das oportunidades para o empresariado local apoiar projetos de parcerias com as UCs, apoiando as iniciativas nas UCs e benefícios aos negócios locais no turismo; e, por fim, Daniel Raimondo, que apresentou as “Ferramentas para parcerias e exemplos de projetos nas UCs: Programa de Parcerias com a Iniciativa Privada da Fundação Florestal”.
A mediação da mesa do debate ficou por conta do Leo Malagoli, gestor de UC da Fundação Florestal no Litoral Norte, que contou com a participação do público presente composto por professores e coordenadores da rede de ensino, alunos do Instituto Federal de ensino, empresários do setor de turismo, representantes de instituições socioambientais do Litoral Norte, ambientalistas, representantes das prefeituras municipais de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, além do Ministério Público, representado por promotores do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA).
Um dos coordenadores do evento, Pedro Rego, destacou que a ideia foi debater o Ecoturismo como uma solução ou um problema para o Litoral Norte, ainda muito dependente da temporada de verão e turismo de praia, quando há muitas alternativas sustentáveis que podem colaborar com o desenvolvimento da região o ano todo, sem agressão ao meio ambiente.
O restante dos módulos da programação reuniu o setor hoteleiro, com experiências de Pousadas que trabalham com alternativas sustentáveis na sua gestão, além de destaque especial para a educação ambiental formal e o que se espera das gerações.
Como encaminhamentos deste fórum, as proposituras levantadas pelos participantes serão levadas às Câmaras Técnicas do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, visando a consolidação das ações e propostas debatidas no evento. Para o ICC, participar deste evento é uma maneira de compartilhar a experiência de sucesso na Unidade de Conservação Municipal APA Baleia Sahy que, com os grandes esforços, vem tornando-se referência na região, além de contribuir para a discussão do tema envolvendo as quatro cidades do litoral norte.