Skip to content Skip to sidebar Skip to footer
Projeto Estufa Horta Comunitária e Agricultura Orgânica na Vila Sahy

Desenvolvido por estudantes de universidade alemã com apoio do ICC e Instituto Verdescola, projeto ambiental envolve crianças do entorno da APA Baleia Sahy em horta comunitária, incentivando agricultura orgânica

O Instituto Conservação Costeira recebeu dois estudantes da Rhine-Waal University of Applied Sciences, Campus Kamp-Lintfort, na Alemanha, que desenvolveram um projeto de horta comunitária bastante relevante para a região da costa sul de São Sebastião. O objetivo principal do projeto é fazer com que a comunidade da Vila Sahy assimile e se aproxime das práticas da produção de alimentos 100% orgânicos.

A horta comunitária será construída pelas crianças da comunidade da Vila Sahy em espaço cedido pelo Instituto Verdescola, que desenvolve um trabalho de extrema relevância no atendimento do contra-turno de centenas de crianças, jovens e adultos da Vila Sahy e região.

Projeto Estufa Horta Comunitária e Agricultura Orgânica na Vila Sahy

Segundo os universitários alemães, o projeto defende a educação ambiental infantil através do empoderamento, para que as crianças venham se tornar agentes de mudança e transformação em suas comunidades.

Com frutas, legumes e ervas medicinais, o intuito é incentivar a agricultura orgânica independente, demonstrando a simplicidade e a viabilidade da sua prática no dia a dia das famílias. O projeto da horta comunitária será desenvolvido em 6 etapas, incluindo compostagem, preparo de solo, plantação, recursos naturais, resíduos plásticos, conservação e lucro comunitário, seguindo estudos e passos importantes para o sucesso de uma horta orgânica, incluindo orientações sobre manejo de resíduos orgânicos e plásticos. No caso dos plásticos, o foco são as garrafas PETs, como uma forma de diminuir o impacto que causam no ecossistema costeiro.

Projeto Estufa Horta Comunitária e Agricultura Orgânica na Vila Sahy

O projeto e as atividades com as crianças iniciaram no dia 20 de fevereiro, com a demarcação do espaço da horta e a construção de protótipos de composteiras com galões de água. A conclusão da horta está prevista para o início do mês de junho de 2018.

Leave a comment

0.0/5

Subscribe for the updates!

[mc4wp_form id="461" element_id="style-11"]

Subscribe for the updates!

[mc4wp_form id="461" element_id="style-11"]
× WhatsApp