Mutirão de limpeza e ação de replantio no ilhote entre as praias de Camburi e Camburizinho teve apoio do ICC com doação de 26 mudas nativas da Mata Atlântica
Com o objetivo de criar uma rede de impacto ambiental positiva entorno da APA Baleia Sahy, o ICC apoiou a ASCAM – Associação de Surf, Cultura e Ambiente que atua em Camburi. O local escolhido para a ação ambiental, foi o ilhote localizado entre as praias de Camburi e Camburizinho, na costa sul de São Sebastião. O ilhote e é um pequeno fragmento de Mata Atlântica que faz contato com o mar e encontra-se isolado.
Inevitavelmente, existe um impacto negativo causado pelo turismo na natureza, que pode ser observado pelos técnicos da ASCAM. Em uma avaliação no local, foi encontrada uma série de irregularidades ambientais, dentre elas, a perda da biodiversidade causada pela infestação de uma árvore exótica, o Abricó-da-praia (Mimusops coriacea), além da presença de trilhas secundárias, que causam efeito negativo sobre as espécies nativas do local e toda sua biodiversidade.
Com isso, foi organizado um mutirão de limpeza e replantio de mudas nativas da Mata Atlântica, que aconteceu no dia 14 de janeiro, com a ajuda de aproximadamente 30 voluntários do Coletivo Costa Viva e apoio do Instituto de Conservação Costeira. O ICC e o Instituto Verdescola doaram 26 mudas de plantas nativas da região, incluindo as espécies Araçá-amarelo (Psidium cattleyanum), Ingá (Inga edulis), Tapiá (Alchonea glandulosa), Quaresmeira (Tibouchina glandulosa), Manacá (Tibouchina mutabilis), Ipê-amarelo (Handroanthus chrysotrichus) e Aroeira (Schinus terebentifolius).
Faz parte da missão do ICC contribuir para ações de recuperação ambiental, ajudando promover o plantio ou replantio de espécies nativas da Mata Atlântica, mutirões de limpeza e conscientização socioambiental sobre boas condutas junto ao meio ambiente.
Entre os objetivos alcançados com a ação em Camburi, estão o fechamento de trilhas secundárias e replantio de mudas nativas, que contribuem para a flora e fauna local, além do monitoramento e conscientização socioambiental de turistas, veranistas e comunidade local sobre o impacto de resíduos e animais na praia. Durante o mutirão de limpeza, foi coletado um total de 804 resíduos, sendo sua maior parte composta por plástico (39% do total). Entre os resíduos encontrados, havia também metal, papel, vidro e bitucas de cigarros.
O ICC apoia as ações da ASCAM, e acredita na união de todos em prol de um futuro mais consciente e com qualidade ambiental. Os participantes contaram que, como se fosse uma contribuição da natureza, a chuva caiu durante a noite regando as árvores recém-plantadas.
2 Comments
Antonio Luiz milani
PERGUNTO AREA 34.640,50 MTS2..Z2 MATA ATLANTICA, DOAÇÃO COMO FAZER!!! LIMPO A ÁREA DE DETRITOS LIXO ETC….SEMPRE VEM AMBIENTALISTA VER MAIS NUNCA ELOGIARAM.. GOSTARIA DE DOAR …PARA SEGURANÇA DA MATA ATLANTICA…A QUEM PROCURAR PARA UMA REUNIAO ABRACO MILANI
Instituto Conservação Costeira
Bom dia Antônio! Não entendemos a sua pergunta. Seguem nossos contatos para que possamos conversar melhor. Obrigada!
renata@icc.eco.br / angelica@icc.eco.br